Hugo Moreira
Hugo Moreira
12 Abr, 2012 - 00:00

Pagamento com cartão sai caro

Hugo Moreira

Em relação à média europeia, os pagamentos com cartões, em Portugal, são entre duas a três vezes mais caras para os comerciantes.

Pagamento com cartão sai caro

Além da crise que assola o nosso país, os comerciantes ainda perdem competitividade e rentabilidade, por outro motivo. 

Tendo em conta que 70% das transacções são feitas com cartões de pagamento, e que sempre que o pagamento é feito com cartão de débito e crédito, os comerciantes portugueses pagam o triplo ou o dobro, respectivamente, em relação aos seus parceiros europeus, conseguimos perceber as dificuldades que muitos enfrentam.  

Segundo a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), seria justo reduzir as taxas para “níveis comparáveis com as médias europeias”, estabelecer tectos nas transacções nacionais, nem que fossem equivalentes às fixadas pela Visa para transações intraeuropeias.

O comércio já se está a ressentir da quebra de consumo, tendo em conta o menor poder de compra dos portugueses. Além disso, ainda têm de suportar custos acrescidos que dificultam ainda mais o crescimento do sector.

Só a titulo de curiosidade, saiba que em 4 anos de 2007 a 2010, o valor pago pelos associados da APED em taxas de serviço ao comerciante ascendeu aos 318 milhões de euros.