Nuno Margarido
Nuno Margarido
02 Set, 2016 - 09:05

Conheça os dez países com melhores programadores

Nuno Margarido

Quem são os países com melhores programadores? O HackerRank fez um estudo e dá-nos a resposta.

Conheça os dez países com melhores programadores

O HackerRank é um site que permite a qualquer programador aprimorar as suas capacidades através do lançamento de desafios. Para perceber quais os dez países com melhores programadores, este site realizou um estudo com a participação de 1,5 milhões de programadores diferentes. Uma amostra mais do que suficiente para que o HackerRank conseguisse apurar a origem dos melhores programadores:

Ranking dos países com melhores programadores

37. Portugal
(…)
10. Itália
9. República Checa
8. França
7. Taiwan 
6. Japão
5. Hungria
4. Suíça
3. Polónia
2. Rússia
1. China

Surpreendido com a classificação apurada pelo HackerRank? A China é o país que forma os melhores programadores enquanto a Itália acaba por ocupar o décimo posto. Portugal? Ocupa apenas o 37º posto. 

O estudo dos países com melhores programadores permitiu apurar que os programadores chineses são melhores a programar nas áreas de programação matemática, programação funcional e estruturas de dados. Por outro lado, os programadores russos distinguiram-se na programação com algoritmos, a mais procurada e mais competitiva.

O HackerRank acaba por revelar a ausência dos Estados Unidos da América e da Índia dos dez países com melhores programadores referindo que a posição ocupada por estes é bastante surpreendente. Os programadores estadunidenses ocupam a 28ª posição e os programadores indianos o 31º lugar. 

Para ter acesso à tabela de resultados, clique aqui.


Veja também: