Inês Bastos
Inês Bastos
29 Dez, 2017 - 04:18

Por que razão embarcamos sempre pelo lado esquerdo do avião?

Inês Bastos

Sabe porque é que embarcamos sempre pelo lado esquerdo do avião? Há uma explicação para isso.

Por que razão embarcamos sempre pelo lado esquerdo do avião?

Há sempre exceções há regra, como é o caso dos pequenos aviões de apenas dois lugares mas, geralmente, costumamos embarcar e desembarcar pelo lado esquerdo do avião. Porquê? Há uma explicação bastante plausível.

Pelo lado esquerdo do avião, por favor

Costuma viajar de avião ou nem por isso? Alguma vez pensou porque é que embarcamos pelo lado esquerdo do avião? Um padrão seguido até pelas companhias aéreas inglesas que – se pensarmos pela forma como conduzem nas estradas – poderiam muito bem ser diferentes do resto do mundo.

A resposta é muito fácil. Os antigos aeroportos foram criados de forma a permitir que os aviões estacionassem em frente ao terminal para o embarque e desembarque de passageiros.

Um procedimento que obrigava o piloto a aproximar-se das mangas por onde os passageiros passam. E de que lado é que fica o piloto? Do lado esquerdo. Com as portas do lado direito, seria muito mais complicado para o piloto controlar a distância do avião às mangas e até das asas ao próprio aeroporto.

Para além disso, o facto de os passageiros embarcarem pelo lado esquerdo do avião permite que o abastecimento do avião seja realizado ao mesmo tempo do embarque, uma vez que a abertura do depósito está colocada do lado direito.

Veja também: