Publicidade:

Um portátil com dois monitores? A Dell diz que é possível

Poderá um portátil funcionar com dois monitores? A Dell diz que sim e tudo indica que já começou a desenvolver um computador do género.

Um portátil com dois monitores? A Dell diz que é possível
Fonte: Patente "Information Handling System with Multiple Detachable Displays"

Que um computador de secretária é capaz de funcionar com dois monitores, já todos sabemos. Mas será que um computador portátil é capaz do mesmo? Tudo indica que sim e a Dell já começou a reunir esforços nesse sentido, idealizando um computador portátil que pode ter mais do que um ecrã.

Dell está a desenvolver um portátil com dois monitores


A Dell, empresa americana de produção de computadores (e outro tipo de hardwares), revela, numa patente recentemente descoberta, que está nos seus planos desenvolver um computador portátil que seja capaz de trabalhar com dois monitores – que podem ser encaixados ou retirados quando se pretender.

A ideia principal será desenvolver um novo computador que trabalhe, de forma convencional, com recurso a um monitor. No entanto, a novidade está na possibilidade de esse ecrã poder ser reposicionado de forma a caber um segundo monitor.

Esta versatilidade ao nível dos ecrãs propriamente ditos já se conhece em alguns aparelhos, como é o caso dos computadores híbridos, no entanto nunca foi implementada num computador portátil “convencional”. Por esse motivo, a Dell está a tentar inovar esse nicho de mercado ao produzir uma máquina completamente diferente.

A ideia será que o utilizador possa trabalhar com base em dois monitores, onde a imagem se divida consoante a utilização dada e a necessidade do momento. No entanto, outra das vontades da empresa americana passa por incluir a possibilidade de ter os dois monitores em funcionamento em diferentes posições.

dellFonte da Imagem: “Information Handling System with Multiple Detachable Displays/Divulgação

Por outras palavras, o que a Dell está a tentar concretizar é a possibilidade de uma pessoa utilizar um computador portátil com um monitor imediatamente à sua frente e outro virado para o sentido contrário – situação que facilitará uma apresentação pública, por exemplo.

Na patente “Information Handling System with Multiple Detachable Displays“, percebe-se, por intermédio de vários diagramas, que a Dell está a tentar lançar uma verdadeira novidade no mercado, ao querer produzir um computador que funciona com ambos os monitores virados para o utilizador ou em sentidos contrários.

Como já acontece com os computadores de secretária, isto significa que um dispositivo deste género (portátil) irá permitir um grande aumento ao nível de produtividade – seja esta em contexto profissional ou pessoal.

Para além disso, o facto de poder desencaixar e encaixar os monitores consoante a necessidade que tem num determinado momento é, simultaneamente, uma enorme vantagem e um fator extremamente diferenciador da concorrência.

Veja também: