Clara Henriques
Clara Henriques
18 Out, 2014 - 08:00

Portugal é um dos países da Europa onde se trabalha mais horas

Clara Henriques

Portugal é um dos países da Europa onde se trabalha mais horas: 1712 horas por ano a trabalhar. Os dados são avançados pela OCDE.

Portugal é um dos países da Europa onde se trabalha mais horas
Já não é novidade que Portugal é um dos países onde se trabalha mais horas. Se na cultura do Norte da Europa a maioria dos horários laborais fazem-se das 8 da manhã às 17h, em Portugal há cada vez mais pessoas a saírem mais tarde dos empregos. Este factor não é sinónimo de mais produção, mas é sinónimo de que, efectivamente, em Portugal se trabalhe mais horas.
De acordo com os dados da OCDE e comparando Portugal com a Alemanha, constata-se que “os portugueses trabalham mais 324 horas todos os anos do que os alemães”.
No entanto, o mesmo estudo vai mais longe e indica que embora se trabalhe mais horas em Portugal, ganha-se menos. “Os portugueses levam para casa menos 7.484 euros do que os alemães, que trabalham em média menos uma hora por dia do que os portugueses e cujos salários e regalias são superiores”.
A OCDE vai mais longe e compara ainda as horas trabalhadas no ano passado (2013) nos vários países que fazem parte da organização. Em suma, os resultados não deixam margem para dúvidas:  “os trabalhadores portugueses passam cerca de 1712 horas por ano a trabalhar, cerca de 33 horas por semana”.
Este período é superior ao registado em 17 países que compõem a OCDE, como “a Holanda, país com uma jornada menor (1380), Alemanha (1388), Noruega (1408), França (1489), Espanha (1665) ou até Islândia (1704)”, conclui, assim, o estudo.

Veja também: