Clara Henriques
Clara Henriques
03 Out, 2014 - 08:00

Portugal não é dos melhores países para se envelhecer

Clara Henriques

Um estudo apresentado nas Nações Unidas revela quais os países onde é melhor envelhecer. Portugal caiu três posíções face ao ano anterior e revela algumas lacunas.

Portugal não é dos melhores países para se envelhecer

Até para se envelhecer é preciso ter sorte e, pelos vistos, o sítio onde se envelhece pode ditar muito da qualidade de vida nos últimos anos.
Segundo um estudo da Global AgeWatch apresentado nas Nações Unidas, Portugal é um país onde já se envelheceu melhor do que agora. Para a realização deste estudo, foram analisadas 96 nações, o que corresponde a 91% da população mundial com 60 ou mais anos. 
Os dados revelados a propósito do Dia Internacional do Idoso revelam que os melhores sítios para se envelhecer são:
  • a Noruega;
  • a Suécia; 
  • e a Suíça. 
Já Portugal caiu três posições, ocupando o 37º lugar face aos dados divulgados em 2013.
Para chegar a estes resultados, foram analisados 13 indicadores divididos por quatro critérios: estabilidade de rendimento, estado de saúde, emprego e educação e ambiente favorável.
No entanto, onde Portugal mais falha é nos grupos de emprego e educação, onde o país “tem a sua pior classificação, um 79º lugar que o coloca atrás de países como o Vietname, Colômbia e Cambodja. A Noruega é quem se sai melhor aqui e a Cisjordânia é quem leva a pior nota”.
No campo da saúde, “em Portugal os idosos parecem estar mais saudáveis do que no ano passado. O país subiu cinco posições e ocupa agora o 23º lugar.
Segundo a Global AgeWatch, prevê-se que em 2050 “quase um quarto da população global tenha mais de 60 anos. Nessa altura, haverá mais idosos do que jovens com idades abaixo dos 15 anos”, conclui.

 

Veja também: