Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
25 Jun, 2014 - 09:29

Portugal: o quinto país da UE com mais horas de trabalho

Margarida Ferreira

O número de horas de trabalho nos 28 Estados-membros diferem de país para país mas Portugal está em quinto lugar no país onde mais número de horas de trabalha.

Portugal: o quinto país da UE com mais horas de trabalho
Um estudo realizado pelo Eurofund, uma agência europeia para investigação sobre políticas de trabalho, que foi publicado nesta terça-feira, revela que em Portugal as pessoas que trabalham numa empresa a tempo inteiro passam uma média de 40 horas e 18 minutos a trabalhar. Estes dados indicam que Portugal está em quinto lugar na lista dos 28 países dos Estados-membros trabalham mais horas. Estes dados surgem através de inquéritos feitos no passado ano aos trabalhadores.
É importante relevar que em Portugal, a média de horas semanais contratualizadas num emprego a tempo inteiro é de 39h e 18 minutos, um pouco menos do que países como a Croácia, Grécia, Hungria, Malta e Roménia, que se ficam pelas 40 horas. Como países que trabalham menos horas surge a França, com 35 horas e 36 minutos semanais, sendo logo seguida dos países do norte da Europa, todos eles cumprindo médias abaixo das 38 horas.
O cálculo das horas de trabalho anuais contempla também o trabalho semanal registado, as férias e os feríados. No entanto, é importante referir que neste estudo não estão contempladas as horas extraordinárias e de licenças de maternidade e paternidade. Também não foram contabilizados feriados locais e regionais, o que faz com que este estudo seja meramente orientativo no que refere às horas de trabalho de cada país.

Veja também: