Clara Henriques
Clara Henriques
17 Mar, 2016 - 08:29

Portugal vai produzir carros elétricos

Clara Henriques

Os carros elétricos são o futuro e Portugal vai apostar fortemente neste segmento. A produção nacional arranca este ano.

Portugal vai produzir carros elétricos

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersSe o tema em epígrafe é mesmo a sustentabilidade, nada melhor do que falarmos em carros elétricos. Desde o seu lançamento até agora que os carros elétricos tem sofrido uma evolução considerável, sendo hoje em dia mais acessíveis e com maior autonomia. 

É agora notícia que Portugal vai começar a investir na produção própria destes produtos já este ano. O Veeco, o primeiro carro elétrico português, terá apenas dois lugares e três rodas, sendo que o seu consumo está estimado em 1 euro por cada 100 quilómetros. Estes valores são absolutamente competitivos face a qualquer combustível, sendo que a autonomia já irá aguentar 400 quilómetros.

Este primeiro carro elétrico português vai ser desenvolvido em parceria entre a VE – Veículos Elétricos e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Para já, a produção que arranca ainda no primeiro trimestre de 2016 vai contar com o envolvimento de várias entidades, sendo que o orçamento previsto andará entre os 23 e os 25 mil euros.

João Oliveira, o mentor deste projeto em Portugal, refere que ainda não estão a aceitar encomendas fixas “porque estamos a negociar encomendas com os fornecedores, mas tenho interessados para todos os que podemos produzir no primeiro ano, que são cerca de 200”.

Em Portugal, as vendas dos carros elétricos ainda são baixas, devido essencialmente ao preço elevados destes veículos. Segundo dados oficiais do Governo, “até ao início de agosto, apenas 58 portugueses beneficiaram do subsídio de 4500 euros para trocar o veículo convencional por um elétrico ou híbrido”, conclui.

placeholder-1x1

Espaços Coworking: Encontre o ambiente de trabalho perfeito para a sua empresa!
Veja também: