Nuno Margarido
Nuno Margarido
04 Set, 2017 - 13:21

Português ganha prata em concurso mundial de sushi

Nuno Margarido

O chef Miguel Bértolo representou Portugal no concurso mundial de sushi e, na bagagem, regressou com um segundo lugar.

Português ganha prata em concurso mundial de sushi

A primeira participação portuguesa na World Sushi Cup, uma competição que avalia chefes de cozinha na arte de confecionar sushi, terminou no segundo lugar do pódio. O mérito? É do chef Miguel Bértolo.

Concurso mundial de sushi reconheceu mérito luso

A World Sushi Cup realizou-se em Tóqui, no Japão, entre os dias 22 e 24 de agosto. No primeiro dia, os concorrentes tiveram formação técnica enquanto o segundo foi de formação prática. Foram nestes dois dias que se definiram as regras que os 30 participantes tinham de cumprir para participarem no campeonato… À final, porém, passaram apenas 20 – e entre eles, o chef Miguel Bértolo.

Na final, os concorrentes foram desafiados a abrir peixes e bivalves segundo as normas Eduame Zushi (sushi tradicional). De seguida, tiveram de preparar várias peças de sushi e o respetivo empratamento.

“O segundo lugar nesta competição, conseguido pelo chefe Miguel Bértolo, é o culminar de todo o empenho e dedicação do mesmo durante os treinos intensos. Foi um percurso difícil. No entanto, é com grande satisfação que vemos Portugal no pódio de um torneio onde estão à prova os melhores sushimans a nível mundial”, afirmou Isabel Caeiro, responsável de Comunicação da Makro Portugal, uma das parceiras ajudou o chef português a marcar presença na World Sushi Cup, juntamente com a Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal.

Veja também: