Clara Henriques
Clara Henriques
20 Dez, 2014 - 08:15

Portugueses estão a gastar menos nas compras de Natal

Clara Henriques

Mesmo gastanto menos dinheiro, os potugueses são dos povos que mais investe em compras de Natal.

Portugueses estão a gastar menos nas compras de Natal

Os Portugueses andam a gastar menos dinheiro nas compras de Natal, sendo que o corte se tem registado nos 89,9 euros.

Ainda assim segundo o estudo Santanomics Economia de Natal da consultora PwC, os portugueses são dos povos que mais investe nesta altura do ano, comparativamente com países como a Espanha, Grécia ou Rússia.

Remetendo a dados de 2007, ano em que a crise estalou, sabe-se que cada português gastou aproximadamente 376,7 euros nas compras de Natal. Analisando bem os dados, facilmente percebemos que o consumo tem vindo a baixar, sendo que atualmente a média de consumo situa-se nos 286,80 euros.

Também lhe pode interessar: Prendas de Natal low cost.

Segundo a opinião dos lojistas, “esta época é encarada como um balão de oxigénio”, sendo que ainda “perduram algumas cicatrizes da crise financeira que estão visíveis nos hábitos de consumo de Natal”, refere o economista Richard Boxshall, membro da PwC.

Irlandeses são quem mais investem

Comparativamente com os outros povos, pode concluir-se que na Grécia “foi onde se registou a maior queda de consumo dos últimos tempos, cerca de 60%”. Já a Irlanda “continua a ser o país que mais investe em compras de Natal, mesmo depois de ter sofrido um resgate financeiro com a intervenção da Troika”.

Veja também: