Nuno Margarido
Nuno Margarido
07 Set, 2016 - 09:25

Precisa de um médico em sua casa? Use a Knok

Nuno Margarido

A startup Knok criou uma app para dispositivos móveis que permite requisitar serviços médicos ao domicílio.

Precisa de um médico em sua casa? Use a Knok

A ideia surgiu pelas mãos de José Bastos, um português de 40 anos, licenciado em Gestão, que decidiu abandonar a Sonae, onde trabalhou 17 anos, para criar a Knok Care. Um ano depois de ter tido a ideia, criou a Knok Care e, posteriormente, a Knok, uma app que permite requisitar serviços médicos ao domicílio.

“Tudo começou por eu procurar uma app da qual podia ser cliente”, contou José Bastos em entrevista ao Dinheiro Vivo. “Um dos meus filhos ficou doente e eu tive de ir três vezes com ele para o hospital num espaço de seis ou sete dias. Com más experiências consecutivas, pensei no bom que seria ter uma app que me permitisse chamar um médico a casa. Seria prático e poupar-me-ia três manhãs desperdiçadas no trabalho”.

A Knok tem mais de 60 médicos disponíveis a trabalhar com a app em Lisboa e no Porto. Os preços são fixos: 49 euros por consulta. “Como as consultas custam 49 euros, além de um serviço estamos a contribuir de forma relevante para melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários da população em geral. E isso para nós tem muito valor: não só estamos a fazer uma coisa que é útil como estamos a fazer uma coisa acessível. Preocupamo-nos com a ideia de que o mundo seja um sítio melhor”, contou José Bastos.

”O sistema é simples e funciona de forma semelhante à app da Uber. Só que, na Knok, a aplicação dá a possibilidade de escolher o médico. “Isto permite recorrência e temos essa experiência. Quando os clientes usam a app mais do que uma vez, chamam o mesmo médico. Isto cria uma proximidade e uma relação de médico de comunidade que tem impacto local. O doente chama sempre o mesmo médico, o seu ‘médico da família’”.

Veja também: