Nuno Margarido
Nuno Margarido
21 Dez, 2016 - 11:01

Preços dos transportes públicos vão subir em 2017

Nuno Margarido

Os preços dos transportes públicos vão subir 1,5% em 2017, em linha com a inflação. Mas há mais novidades…

Preços dos transportes públicos vão subir em 2017

José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, admitiu que o próximo ano trará um aumento de 1,5% nos preços dos transportes públicos. Uma subida compensada, como afirma o Governo, pela possibilidade de deduzir a 100%, em sede de IRS, o IVA pago na aquisição destes títulos de transporte. Na prática, este benefício vai absorver o aumento agora anunciado. 

José Mendes caracteriza a solução encontrada como equilibrada, uma vez que as empresas vão poder aumentar as receitas com esta subida dos preços dos transportes públicos, em linha com a inflação prevista para o próximo ano, e as famílias compensar este acréscimo de encargos com benefícios.

Para um agregado familiar de três pessoas, portadoras do passe Navegante, o aumento dos preços dos transportes públicos representa mais 18,90 na despesa familiar. “Para uma família com três elementos, a atualização tarifária dos passes Navegante resulta num aumento de apenas 18,9 euros, quando ao mesmo tempo a dedução à coleta vai significar um benefício de 75 euros. E se for um aluno universitário acrescem mais cerca de 100 euros”, referiu.

Esta não é a única atualização anunciada pelo Governo no que diz respeito aos transportes públicos. Recorde-se que os estudantes universitários até aos 23 anos vão poder adquirir os passes mensais com um desconto de 25%, já a partir do próximo ano letivo.


Veja também: