Viviane Soares
Viviane Soares
22 Jan, 2017 - 08:00

Prémio Sonae Media Art: candidaturas abertas

Viviane Soares

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Sonae Media Art. Para além do valor monetário, esta é uma oportunidade única para expor num dos Museus mais conceituados do país.

Prémio Sonae Media Art: candidaturas abertas

O Prémio Sonae Media Art resulta de uma parceria entre o Grupo SONAE e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC) e pretende incentivar a produção artística na área dos novos media. O Prémio é atribuído bienalmente e os seus principais objectivos são: aproximar a arte da comunidade; apostar em jovens artistas; captar novos públicos.

Numa primeira fase, de entre todos os participantes a concurso, um júri seleciona 5 finalistas, a quem atribui uma bolsa individual no valor de 5000€. Este dinheiro financiará o desenvolvimento de um projecto inédito na área dos novos media que será exposto no MNAC-MC, em Lisboa.

Será a partir desta exposição que outro júri, numa segunda fase, selecionará o artista vencedor do Prémio, o qual irá receber o valor monetário de 40 000€.

O Prémio Sonae Media Art

1. Quem pode concorrer?

As candidaturas estão abertas a todos os artistas de nacionalidade portuguesa ou a estrangeiros residentes em Portugal, até aos 40 anos de idade, inclusive.

De acordo com a organização, o Prémio Sonae Media Art “dirige-se às formas de criação artística contemporânea que utilizem meios digitais e eletrónicos, nas áreas de vídeo arte, projetos sonoros, projetos de exploração do virtual e da interatividade, bem como propostas de network, em que poderão estar incorporadas outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura”.

2. Como concorrer?

De acordo com o Regulamento do concurso, os participantes devem preparar o envio de duas (no mínimo) até quatro obras (no máximo), em suporte DVD, em pen USB, em ficheiro MP4, ou, no caso de projetos online, através dos respetivos links. As obras podem ser inéditas, ou não, mas devem ter, obrigatoriamente, uma data de produção inferior a 5 anos. Para além disso, devem preparar adequadamente o seu CV para envio.

Os projectos podem ser enviados via correio postal para o MNAC-MC ou para aqui.

3. Prazo de candidatura

As candidaturas decorrem até ao dia 17 de Fevereiro de 2017.

Veja também: