Nuno Margarido
Nuno Margarido
25 Nov, 2016 - 11:03

Primeiro carro voador preparado para descolar em 2018

Nuno Margarido

A descolagem do primeiro carro voador, o eslovaco AeroMobil, está agendada para 2018. Um passo rumo ao futuro do… automobilismo?

Primeiro carro voador preparado para descolar em 2018

É um automóvel? Ou um avião? A empresa eslovaca que o está a desenvolver diz que é o primeiro carro voador. Um projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde 2010 e no qual já foram investidos cerca de 10 milhões de euros. A primeira descolagem? É já em 2018.

A empresa AeroMobil – sim, tem o mesmo nome que o veículo que está a desenvolver – está, neste momento, a testar o terceiro protótipo do primeiro carro voador. O objetivo passa por criar um carro com classificação de avião ultraleve, com chassis próprio, movido a gasolina e com autonomia de 75 quilómetros. Espera-se também que seja adaptado para descolar e aterrar com facilidade em qualquer aeroporto, uma vez que, segundo consta, o primeiro carro voador irá precisar de mais de 300 metros para descolar e de cerca de 200 metros para a aterragem

O modelo base deverá começar a ser vendido por 60 mil euros. Um preço que poderá aumentar consoante os extras que o cliente pedir. E deverá ainda obrigar o comprador a ter, pelo menos, 40 horas de voo.

Juraj Vaculik, cofundador e CEO da empresa, já confirmou que este é o primeiro de muitos mais “veículos inovadores”.


Veja também: