Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
15 Ago, 2014 - 08:30

Produção industrial desce em Portugal

Margarida Ferreira

Portugal foi o sexto país onde a descida na produção industrial foi a mais acentuada. Dados revelados pelo Eurostat são referentes ao período entre Maio e Junho deste ano.

Produção industrial desce em Portugal

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Segundo os dados divulgados pela Eurostat, Portugal foi indicado como o sexto país com registo de uma maior descida na produção industrial entre os 28 Estados-membros da União Europeia. Estes dados são referentes ao período entre Maio e Junho deste ano e apontam para uma queda de 1,2% na produção industrial registada em Junho e comparada com o mês de Maio. Igualitários a estes dados estão países como a Bulgária ou a Grécia que foi um dos países que registou uma queda mais acentuada, registada nos 6,9%.
Segundo os dados da Eurostat, os 28 Estados-membros da União europeia tiveram em Junho uma evolução menos negativa do que aquela sentida em Maio, com uma descida de apenas 0,1%. Na zona euro, também há registo de uma descida na produção, “com um decréscimo de 0,3%. Em Maio, a produção industrial tinha diminuído 1,1%, tanto na zona euro como na União Europeia”.
Comparativamente com Junho de 2013, é curioso perceber que foi nos países mais a leste da Europa onde os índices apontam para um aumento da produção industrial. Os dados são esclarecedores disso, assumindo que a Hungria cresceu 11,3%, a Roménia 9,9% e a Eslováquia 7,5%. Já em Portugal o aumento foi de 0,1% face ao período homólogo do ano passado.
Veja também: