Fernanda Silva
Fernanda Silva
20 Jun, 2017 - 05:00

Projeto PIN quer ajudar a criar 45 empresas

Fernanda Silva

Já foi apresentado o PIN – Polientrepreneurship Innovation Network que visa a promoção do empreendedorismo em Portugal.

Projeto PIN quer ajudar a criar 45 empresas

Chama-se PIN – Polientrepreneurship Innovation Network e é um projeto que nasceu pela mão de uma rede de 13 instituições de ensino superior politécnico. Tem como objectivo promover o empreendedorismo, através da criação de 45 empresas nos domínios do conhecimento, tecnologia e indústrias criativas, 15 patentes e 120 projetos de vocação empresarial.

Esta plataforma foi apresentada, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior. No total, a expetativa passa por envolver 1500 estudantes.

O PIN foi alvo de uma candidatura ao Portugal 2020 e tem um financiamento aprovado na ordem dos 743.126,76 euros, para um investimento que ultrapassa um milhão de euros.

“A plataforma PIN assenta numa interface digital que oferece uma série de ferramentas facilitadoras dos processos de implementação de negócios. O sistema disponibiliza formação específica sobre temas relacionados com o empreendedorismo e criação de empresas, proporcionando aos participantes as condições para o desenvolvimento de ideias, soluções inovadoras e planos de negócio, num ambiente colaborativo. A plataforma é assim composta por módulos de e-learning, videoconferência, fórum de discussão e de mensagens privadas”, explicam as instituições promotoras.

O PIN surgiu na sequência do Poliempreende, um programa de referência de apoio ao empreendedorismo que vai 14.ª edição e que já envolveu mais de 100 mil estudantes. Este projeto permitiu criar 83 empresas, com uma taxa de sobrevivência de 77%, e registar 62 patentes.

Saiba mais e candidate a sua ideia aqui.

Veja também: