Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
05 Mai, 2014 - 16:11

Quer recuperar o seu salário? Na função pública só daqui a cinco anos

Margarida Ferreira

Desde que a troika entrou em Portugal em 2011, que os salários tem sofrido fortes cortes. A função pública foi o sector mais prejudicado e só terá os salários repostos daqui a cinco anos.

Quer recuperar o seu salário? Na função pública só daqui a cinco anos
As contas não são fáceis de fazer, mas o Diário Económico avançou na passada semana a notícia que marcou a actualidade de muitos portugueses. Segundo os dados avançados, só em 2019 é que os funcionários públicos vão conseguir recuperar os salários que tinham em 2011, antes da troika ter entrado em Portugal e dado origem às primeiras medidas que fizeram jus ao programa de ajustamento financeiro imposto. 

Aumento do rendimento já em 2015

Os funcionários públicos são quem mais cortes tem sofrido nos seus salários, tendo por isso perdido fortemente o poder de compra alcançado em tempos. Segundo o que já foi avançado pelo Executivo de Passos Coelho, só no próximo ano é que os trabalhadores do estado vão ver o seu rendimento aumentar cerca de 20%. Este aumento é justificado pelo fim parcial de alguns dos cortes que foram impostos sobre este sector.

Revisão em 5 anos

Esta revisão salarial será feita num prazo máximo de cinco anos, sendo por isso previsível que só em 2019 os trabalhadores do estado voltem a recuperar os seus salários, de valor correspondente ao que ganhavam em 2011.
Esta medida irá ter fortes custos para o Governo, representando um aumento de despesa que rondará os 225 milhões de euros.
Veja também: