Clara Henriques
Clara Henriques
02 Dez, 2013 - 11:29

Rali de Portugal teve um grande impacto na economia

Clara Henriques

Desde o EURO 2004 que não se assistia a um evento desportivo com um impacto tão positivo na economia. O Rali de Portugal 2013 superou expectativas

Rali de Portugal teve um grande impacto na economia

Nem sempre as notícias de economia estão associadas ao desporto, mas desta vez há uma excepção. Segundo a notícia avançada esta semana, o Rali de Portugal 2013 gerou um impacto na economia portuguesa superior a 100 milhões de euros.

A prova de 2013 conseguiu “um acréscimo de 3,9 milhões face à edição de 2012 e de 9,8 milhões relativamente à edição de 2011”. Pode por isso dizer-se que o impacto na economia foi directo e indirecto, tendo atingido os 101,7 milhões de euros(54,1 milhões de impacto directo e 47,5 indirecto). 

Estudo avalia imagem dos destinos de Portugal

A notícia surge de um estudo desenvolvido pela Universidade do Algarve entre Janeiro e Julho de 2013, que serviu fundamentalmente para avaliar o impacto do Rali de Portugal na economia e no turismo. Para além deste impacto, foi também avaliada a imagem dos destinos de Portugal, nomeadamente no conjunto das regiões de Fafe, Lisboa, Baixo Alentejo e Algarve. A amostragem foi de 1523 inquéritos presenciais a pessoas que assistiram ao evento, tanto portugueses como estrangeiros.

O impacto dos eventos desportivos na economia

Ao falar-se de um evento desportivo desta dimensão e do respectivo impacto na economia portuguesa, é inevitável comparar esta dimensão ao UEFA EURO 2004, que foi até então o maior evento desportivo de sempre. O Rali de Portugal vem assim provar que este tipo de eventos desperta um efeito muito positivo em termos de imagem e exportações de viagens e turismo em Portugal, incentivando à exportação que é aliás uma prioridade da economia nacional.