Publicidade:

Recibos verdes serão notificados nos próximos dias

Os trabalhadores a recibos verdes ficarão a saber, em breve, quanto terão de descontar para a Segurança Social.

Recibos verdes serão notificados nos próximos dias
O Governo está a rever o atual regime.

Nos próximos dias, a Segurança Social vai notificar os trabalhadores a recibos verdes sobre o valor que estes terão de descontar nos meses seguintes. Esta deverá sere mesmo a última notificação ao abrigo das atuais regras, uma vez que o Governo está a rever o atual regime.

O Código Contributivo define que a Segurança Social deve fixar em outubro a base sobre a qual incidem as contribuições dos trabalhadores a recibos verdes, que deve vigorar nos 12 meses seguintes. O atual regime prevê que, para definir em que escalão se posiciona cada um dos contribuintes, a Segurança Social tem em conta os rendimentos do ano anterior. Esta, porém, deverá ser a última vez que os trabalhadores independentes serão notificados nestes moldes, uma vez que o Governo está a rever o atual regime.

Fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou que “o processo de reposicionamento no sistema ocorreu em outubro, mas, como normalmente, os trabalhadores independentes são notificados em novembro“, acrescentando que a notificação deverá “ocorrer nos próximos dias”.

Após a notificação, os trabalhadores a recibos verdes poderão pedir para subir ou descer até dois escalões, tendo assim a possibilidade de descontar mais ou menos.


Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].