Marta Maia
Marta Maia
08 Ago, 2018 - 10:00

Reciclar embalagens dá descontos no supermercado

Marta Maia

O programa de reciclagem em troca de descontos já chegou a Portugal. Descubra aqui onde pode trocar embalagens usadas por dinheiro.

Reciclar embalagens dá descontos no supermercado

Já era aplicado em vários países da Europa e agora vai somar Portugal ao grupo: o programa de reciclagem em troca de descontos já chegou aos nossos supermercados e promete pagar-lhe pelas embalagens que deita fora.

Até 2 de outubro, por cada saco de embalagens usadas que entregar no supermercado recebe um desconto em cartão que pode usar de imediato para as compras. O valor da recompensa varia consoante o tamanho do saco que entregar – sempre cheio, claro, de material reciclável.

Reciclagem em troca de descontos: que campanha é esta?

A campanha “Reciclar Vale Mais” é dinamizada pela Environmental Global Facilities (EGF) e faz parte do projeto “Ecoponto Com Desconto”, que é aprovado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e co-financiado pela União Europeia.

O objetivo é incentivar os cidadãos a reciclar, já que, de acordo com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, em Portugal “temos 33% de pessoas que não fazem nada pela reciclagem”.

“Talvez a motivação económica seja o clique para os despertar para o que está por detrás destes gestos que, além de ambientais, são de responsabilidade social”, entende o governante, que assim justifica o apoio do Estado a este projeto.

Se resultar, esta campanha de reciclagem em troca de descontos vai ter ainda a vantagem de ajudar o país a cumprir as metas nacionais de reciclagem e tratamento de resíduos.

reciclar cápsulas de café
Veja também Já pensou em reciclar cápsulas de café? Saiba como

Como funciona?

A ideia da campanha de reciclagem em troca de descontos é dar aos cidadãos uma recompensa imediata: por cada saco cheio de embalagens usadas que entregarem, recebem uma recompensa financeira.

Os sacos são entregues em ecopontos especiais que foram distribuídos por vários supermercados de norte a sul do país.

Quanto recebo por reciclar?

A reciclagem em troca de descontos não é o negócio mais rentável de sempre, mas é melhor que nada. Por cada saco de 30 litros que entregue cheio de embalagens, recebe um desconto de 10 cêntimos. Por cada saco de 50 litros, recebe 15 cêntimos. O valor é entregue em cartão PoupaMais e pode ser descontado de imediato.

Onde entrego os sacos?

Pode entregar os sacos para reciclagem em troca de descontos nos ecopontos especiais que foram colocados nos parques de estacionamento de 15 supermercados da cadeia Pingo Doce:

Quinta do Conde Barreiro Alcochete Porto de Mós Batalha Águeda Aveiro Vila Nova de Gaia (Coimbrões) Santa Maria da Feira Fafe Vizela Arcos de Valdevez Viana do Castelo (Portuzelo) Monção (Gandra) Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias).

Veja também