Ekonomista
Ekonomista
15 Mar, 2017 - 11:07

Reclamar despesas ao Fisco: prazo termina hoje

Ekonomista

Os contribuintes têm até hoje para reclamar, no Portal das Finanças, das despesas feitas em 2016 que foram comunicadas através do e­-fatura.

Reclamar despesas ao Fisco: prazo termina hoje

Os contribuintes têm até hoje para reclamar, no Portal das Finanças, das despesas feitas em 2016 que foram comunicadas através do e-­fatura, podendo ainda, na entrega do IRS, introduzir as faturas diretamente na declaração.

Desde o dia 1 de março que os contribuintes puderam consultar as despesas gerais e familiares, bem como das despesas com direito à dedução do IVA pela exigência da fatura que foram comunicadas ao Fisco, no Portal das Finanças.

Depois de consultar a lista completa das despesas e as respetivas deduções com base nas faturas comunicadas à Autoridade Tributária (AT) através do e­fatura, os contribuintes podem, até hoje, reclamar dos valores inscritos.

No entanto, os contribuintes podem também optar, no momento da entrega da declaração do IRS, por preencher diretamente na declaração as faturas que não tenham sido consideradas por falta de validação.

Este ano, pela primeira vez, existe um prazo único – entre 1 de abril e 31 de maio ­ para a entrega das declarações de IRS, independentemente da proveniência do rendimento e da forma de entrega (papel ou Internet). 

Veja também: