Nuno Margarido
Nuno Margarido
16 Nov, 2016 - 10:40

Redução do número de alunos por turma pode chegar em 2017

Nuno Margarido

O ministro da Educação anunciou que a redução do número de alunos por turma pode ser uma realidade já a partir do próximo ano.

Redução do número de alunos por turma pode chegar em 2017

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, revelou ter encomendado um estudo para avaliar a correlação entre o número de alunos por turma e os resultados escolares. Uma análise que pretende suportar a redução do número de alunos por turma que deverá começar já no próximo ano letivo, de forma gradual, tendo em atenção os custos e os constrangimentos das escolas.

A medida foi anunciada pelo governante no Parlamento, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado na especialidade, onde também se discutiu a precariedade dos docentes.

“Temos de saber claramente os benefícios da redução do número de alunos por turma. É nosso compromisso no próximo ano letivo começar esse esforço. Encomendámos um estudo para avaliar a correlação do número de alunos por turma e os resultados escolares”, avançou Tiago Brandão Rodrigues, reforçando que esta medida “não pode deixar de ter em conta os constrangimentos físicos em alguns estabelecimentos”.

Sem pormenorizar o plano de redução do número de alunos por turma, o ministro reiterou apenas que é importante perceber “onde é mais eficaz reduzir”. “Não podendo fazer a redução que pretendíamos, temos de perceber onde podemos fazer essa redução de forma paulatina e onde é mais necessária”, concluiu.


Veja também: