Ekonomista
Ekonomista
07 Mai, 2019 - 09:56

Já viu o reembolso de IRS? Valor médio supera os mil euros

Ekonomista

Valor médio do reembolso do IRS que está a ser pago desde o dia 1 de abril ronda os 1.060 euros. Imposto devolvido aos contribuintes tem vindo a subir.

Já viu o reembolso de IRS? Valor médio supera os mil euros

Através de comunicado, o Ministério das Finanças tornou público que, até 30 de abril, foram pagos 1.187.716 reembolsos, num total de 1,26 mil milhões de euros, o que resulta num valor médio de devolução acima dos mil euros.

A expectativa é que este ano (relativamente aos rendimentos auferidos em 2018) o montante do reembolso do IRS volte a registar nova subida pelo facto de as tabelas de retenção na fonte que vigoraram durante o ano passado terem refletido apenas de forma parcial o aumento dos escalões de rendimento coletável realizado através do Orçamento do Estado para 2018.

A influenciar o reembolso deste ano está ainda o facto de, pela primeira vez, os trabalhadores independentes terem passado a beneficiar de uma dedução específica de valor igual à que é atribuída aos trabalhadores por conta de outrem e aos pensionistas, ou seja, de 4.104 euros.

Outro fator a ter em conta, mas este em sentido desfavorável aos contribuintes, é a redução do número de faturas com despesas de Educação com o Número de Identificação Fiscal (NIF) do consumidor final que foram comunicadas ao Portal das Finanças ao longo do ano passado.

As deduções com Educação são uma das que mais famílias usam para reduzir o imposto, mas os dados disponíveis no Portal das Finanças indicam que o número de faturas com despesas de Educação e formação registou em 2018 uma quebra homóloga de 34%.

4 dicas para gastar o reembolso do IRS sem se arrepender

  • Como receber (mais) reembolso do IRS
  • Entrega do IRS em 2019: guia completo