Clara Henriques
Clara Henriques
14 Dez, 2014 - 08:05

Reino Unido está a contratar pedreiros portugueses a 1.200 euros por semana

Clara Henriques

Se em Portugal o emprego está em crise, há países que andam à procura de profissionais qualificados a quem pagam quase o dobro do que se ganha em Portugal. É o caso do Reino Unido que está a contratar pedreiros portugueses.

Reino Unido está a contratar pedreiros portugueses a 1.200 euros por semana
Se em Portugal a falta de emprego tem atingido níveis históricos nos últimos tempos, além fronteiras as coisas não são bem assim. A verdade é que segundo notícia avançada, o Reino Unido está a contratar pedreiros portugueses de forma activa. Este movimento laboral deve-se essencialmente à falta de profissionais qualificados naquela região.
A verdade é que os pedreiros portugueses que procurem uma boa oportunidade de trabalho, têm agora uma porta aberta no Reino Unido, sendo que os salários são consideravelmente superiores ao que poderiam ganhar em Portugal. “As empresas britânicas pagam mais de 1200 euros por semana a pedreiros portugueses, que estão a ser contratados por mil libras por semana, o que equivale a 1270 euros”.
Um dos directores do grupo Manpower, empresa de trabalho temporário, revela que “há uma falta grave de profissionais qualificados no Reino Unido: pedreiros (assentadores de tijolos, bricklayers), canalizadores, eletricistas, engenheiros mecânicos, condutores de pesados, entre outros”.
Esta falta de profissionais qualificados fez com que as empresas de construção civil começassem  a oferecer salários acima da média, de forma a atrair empregados que possam, inclusive, ter condições para se deslocarem do seu país de origem. “Enquanto no início do ano estavam a pagar 500 libras (635 euros) por semana no início, a elevada procura destas competências significa que estão agora a pagar 1.000 libras por semana”, conclui.

Veja também: