Clara Henriques
Clara Henriques
30 Out, 2014 - 08:30

Sabe quanto é que o Estado ganha com os prémios do Euromilhões em Portugal?

Clara Henriques

O Estado é um dos principais interessados que se ganhem prémios em Portugal, principalmente os do Euromilhões. Desde 2013 que entraram nos cofres do Estado mais de 80 milhões de euros.

Sabe quanto é que o Estado ganha com os prémios do Euromilhões em Portugal?

Não há nada como ganhar um prémio, principalmente se esse prémio for o Euromilhões.
Recentemente, houve mais um português que teve o privilégio de ser contemplado com os milhões que todas as semanas enchem de esperança as casas dos
apostadores. Mas quem pensa que a ansiedade na hora de saber a chave dos prémios é só de quem joga, desengane-se. Outro dos grandes interessados nos
prémios dos portugueses é… o Estado!

Segundo noticia avançada, só desde 2013 o Estado já arrecadou mais de 80 milhões de euros com os impostos aplicados sobre os prémios do Euromilhões atribuídos em Portugal.
Os dados fornecidos pela Santa Casa da Misericórdia, revelam que “entre Janeiro
de 2013 e Setembro deste ano o Estado encaixou 44,8 milhões de euros com os
prémios”, sendo que neste valor ainda não está contemplado o último prémio do Euromilhões atribuído em Portugal no qual o Estado vai encaixar 38 milhões de euros.

Para chegarmos a este total, as contas são fáceis de fazer: “sempre que um apostador ganha um prémio superior a cinco mil euros em Portugal, 20% desse valor reverte para o Estado, por conta do imposto de selo”.

Esta é uma medida que ainda vem do tempo de Vítor Gaspar, ex Ministro das Finanças e foi implementada em Janeiro de 2013.

Veja também: