Filomena Morais
Filomena Morais
22 Set, 2016 - 08:23

São Petersburgo eleita a melhor cidade da Europa

Filomena Morais

A cidade de São Petersburgo venceu os World Travel Awards para melhor cidade europeia: saiba quais os motivos que a fizeram arrecadar o prémio.

São Petersburgo eleita a melhor cidade da Europa

A lista de finalistas dos World Travel Awards incluía Amesterdão, Barcelona, Berlim, Dubrovnik, Edimburgo, Florença, Istambul, Lisboa, Londres, Paris, Porto, Roma, São Petersburgo e Veneza. A cidade russa acabou por arrecadar o prémio de melhor cidade da Europa, conforme revelado na última semana.


São Petersburgo: a cidade das noites brancas

São Petersburgo foi fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande. É atualmente a segunda cidade da Rússia, mas já foi a capital do império russo, e a sua população passa dos 5 milhões de pessoas. É conhecida mundialmente pelas suas noites brancas – fenómeno caracterizado pela inexistência de noite durante o mês junho (mês em que o sol não se põe). É anualmente visitada por inúmeros turistas oriundos de todo o mundo, especialmente durante o mês das noites brancas.

A história da cidade está bem patente na quantidade de edifícios históricos e culturais que remontam principalmente aos séculos XVIII e XIX. A cidade está repleta de museus, galerias, palácios, teatros e outros edifícios que merecem uma visita interessada por parte de visitantes de todos os cantos do mundo.

Conhecida por ser a cidade mais ocidentalizada da Rússia, São Petersburgo é também considerada a capital cultural do país. O seu centro histórico é considerado património mundial pela Unesco.

Na gala europeia de 2016, que decorreu no dia 4 de setembro, a World Travel Awards distinguiu esta cidade, relembrando que a sua missão é reconhecer, premiar e celebrar a excelência em vários setores da indústria das viagens e turismo.

A cerimónia, que decorreu em Itália, distinguiu São Petersburgo pelo segundo ano consecutivo.

Veja também: