Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
21 Ago, 2016 - 08:00

Seguranças privados vão ter que passar no exame da PSP

Júlia de Sousa

Quem quiser ser vigilante vai ter que se submeter ao exame da PSP.

Seguranças privados vão ter que passar no exame da PSP

Dentro de pouco tempo, quem quiser trabalhar como vigilante ou segurança privado vai ter que se submeter a um exame da PSP. Quer isto dizer que para obter a certificação de vigilante os candidatos terão que passar num exame nacional descentralizado, elaborado e fiscalizado pela PSP.

A medida não é nova. Aliás, já estava prevista na Lei de Segurança Privada de 2013, mas até ao momento não tinha saído do papel. Situação que deverá ser alterada em breve, uma vez que se prevê que a medida avance até ao final do ano.

Para que tal aconteça o Governo vai criar os meios necessários para que o processo de obtenção da certificação de vigilante seja uniformizado e que apenas quem passe no exame da PSP possa trabalhar nessa área.

Com a implementação deste exame nacional, o Governo pretende uniformizar a formação e estabelecer o mesmo nível de exigência em todo o país, como explicou a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, em entrevista à RTP.

Até ao momento, a intervenção da PSP resume-se à certificação dos cursos de formação e à atribuição do cartão profissional quando solicitado pela entidade empregadora de vigilantes, mediante a apresentação do certificado do candidato, emitido pelo centro de formação. 

A medida reúne a concordância da Associação de Empresas de Segurança Privada e da Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada (ANASP). No entanto, a ANASP pretende participar na elaboração do teste e consideram que deve existir a colaboração do Instituto de Empresa e Formação Profissional (IEFP).

Quando entrar em vigor, a certificação feita por exame nacional (da PSP) irá ser implementada não só no caso da obtenção de novas carteiras profissionais, mas também nos casos de renovação de carteiras profissionais já atribuídas. 

Veja também: