Nuno Margarido
Nuno Margarido
29 Set, 2016 - 09:19

Situação económica das empresas melhorou em 2015

Nuno Margarido

De acordo com uma análise divulgada pelo INE, a situação económica das empresas melhorou em 2015.

Situação económica das empresas melhorou em 2015

A situação económica das empresas melhorou em 2015. A evolução revelou-se positiva em diversos fatores como o volume de negócios, o número de trabalhadores, a autonomia financeira e a produtividade. Os dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que referiu ainda que a tendência foi transversal a grande parte dos sectores de atividade, com destaque para o alojamento, a restauração e a agricultura e pescas, onde a tendência de crescimento foi mais expressiva e onde se registou uma melhoria na situação económica das empresas.

Os dados apresentados dizem respeito ao sector empresarial não financeiro, onde o Valor Acrescentado Bruto (VAB) – que permite medir o valor da produção das empresas, retirando o custo das matérias-primas e de outros consumos associados ao processo produtivo – aumentou 4,8% em relação a 2014. Em grande destaque ficaram os setores da agricultura e da hotelaria e restauração, onde a subida foi superior a 13%.

“Embora na generalidade dos indicadores analisados, tenha havido uma melhoria geral da situação económica e financeira das sociedades em praticamente todos os setores de atividade, o alojamento e restauração evidenciou-se como aquele em que a melhoria foi mais expressiva em 2015”, referiu o INE.

Olhando para todo o tecido empresarial não financeiro, “observou-se também uma evolução positiva dos rácios de autonomia financeira e de endividamento e o aumento de 1,2 pontos percentuais da taxa de investimento (18,91% em 2015) indicando a melhoria da situação financeira das sociedades”. 


Veja também: