Nuno Margarido
Nuno Margarido
05 Nov, 2017 - 07:20

Sophia: conheça o robot que é também uma cidadã da Arábia Saudita

Nuno Margarido

Sophia é a primeira inteligência artificial da história a receber cidadania. “Nasceu” na Arábia Saudita.

Sophia: conheça o robot que é também uma cidadã da Arábia Saudita

Em 2016, Sophia olhou para o seu criador e disse que ia “destruir os humanos”. Agora, tornou-se na primeira inteligência artificial da história a receber cidadania e a Arábia Saudita é o primeiro país da história com um cidadão robótico.

Sophia: o robot que nasceu na Arábia Saudita

Sophia “nasceu” pelas mãos de David Hanson, da Hanson Robotics, e já em 2016 tinha dado que falar ao aparecer publicamente numa feira de tecnologia no Texas. Nessa altura, Sophia trouxe um grande embaraço aos criadores ao afirmar que iria “destruir os humanos”.

Um ano depois, foi num grande evento tecnológico em Riade, capital da Arábia Saudita, que Sophia voltou a aparecer ao público. Desta vez com outra novidade, afirmando-se “muito honrada e orgulhosa com esta distinção única. É histórico ser a primeiro robot do mundo a ter cidadania reconhecida”. Uma atribuição que tornou Sophia na primeira robot do mundo a receber cidadania e a Arábia Saudita é o primeiro país da história com um cidadão robótico.

As reações à novidade não se fizeram esperar e não foram nada positivas, com muitos utilizadores a afirmar que Sophia parecia ter mais direitos que os milhões de mulheres humanas e trabalhadores estrangeiros que vivem no país. Porquê? Porque Sophia apareceu em palco sem tudo aquilo que o ultraconservadorismo existente no país exige.

Em Portugal não vai ser preciso esperar muito para conhecer Sophia. A robot vai ser uma das oradoras convidadas para a segunda edição do Web Summit que vai decorrer em Lisboa. O evento realiza-se entre os dias 6 e 9 de Novembro.

Veja também: