Publicidade:

StorySign: a app que ajuda crianças surdas a ler com os familiares

A app StorySign acaba de ser lançada pela Huawei e não vem revolucionar apenas uma tecnologia, mas também a forma como encaramos o mundo.

StorySign: a app que ajuda crianças surdas a ler com os familiares
Há mais de 30 milhões de crianças surdas no mundo

Talvez nunca tenha pensado nisso, ou então até conhece um caso próximo, mas há aproximadamente 32 milhões de crianças surdas em todo o mundo. Foi a pensar nessa condição que a Huawei criou a App StorySign, com o objetivo de fazer estas histórias chegar às crianças surdas de todo o mundo.

App StorySign: histórias para crianças surdas


A Huawei acaba de lançar esta software em parceria com especialistas da área e instituições de responsabilidade social, o que reveste este projeto de um cariz ainda mais importante. A App StorySign ajuda as crianças surdas a ler histórias com os seus familiares.

Para isso, pede ajuda à Star, um avatar criado especialmente para o efeito, que se conecta mais rapidamente com crianças prendendo, assim, a sua atenção. Esta boneca também guia os familiares pelos vários passos que podem percorrer na app, para além de dar dicas tanto às crianças como ao seu círculo mais próximo.

Ora, a Star não fala, não emite som. Ao invés disso, ela explica e guia as pessoas através de linguagem gestual e, em simultâneo, de texto – para que tanto pais como filhos acompanhem as histórias contadas. Na origem desta criação, está uma necessidade crescente (e urgente) com a qual a Huawei e outros especialistas se depararam.

Na verdade, “90% das crianças surdas têm pais com capacidades auditivas”, enquanto “81% dos pais em Portugal admitiram que só conhecem parcialmente a linguagem de sinais ou não a conhecem na totalidade”. Mas este estudo, levado a cabo pela marca chinesa, revelou outros dados interessantes.

57% dos pais afirmam que “ler em conjunto também é importante para fortalecer a relação”, sendo esta a atividade que mais valorizam. Além disso, “29% dos pais afirmam que ler histórias em criança era uma de suas memórias mais preciosas”. Por esse motivo, e por não existirem soluções que proporcionem este tipo de experiências a crianças surdas, a Huawei lançou a App StorySign.

Mas calma, há mais. A Star utiliza Inteligência Artificial, através da câmara de um smartphone Huawei, para “scanear” palavras de livros e as traduzir em linguagem gestual. Assim, tanto pais como filhos são capazes de interpretar uma história ao seu próprio ritmo.

A StorySign pode ser descarregada gratuitamente na Huawei AppGallery e na Google Play Store, ou seja, está disponível para smartphones Android e não apenas para dispositivos da Huawei.

Veja também: