Clara Henriques
Clara Henriques
15 Dez, 2014 - 08:30

Portugal registou a terceira maior subida da taxa de emprego da União Europeia

Clara Henriques

O emprego em Portugal cresceu no terceiro trimestre do ano, algo favorável para as contas dos portugueses. Espera-se agora que a tendência se mantenha em 2015.

Portugal registou a terceira maior subida da taxa de emprego da União Europeia
Já são conhecidos os resultados para o crescimento do emprego em Portugal no terceiro trimestre do ano e as notícias são animadoras.
Os dados avançados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revelam que Portugal registou a “terceira maior subida da taxa de emprego entre os Estados-membros da União Europeia, com um crescimento de 1,4% face ao trimestre anterior”.
Assim, os dados da Eurostat face ao segundo trimestre do ano, apontam para um crescimento de 0,2% na zona euro e 0,3% no conjunto da EU no terceiro trimestre. Entre os países que partilham a moeda única, o emprego aumentou 0,6%, sendo que no conjunto da UE, aumentou 0,9%. Já em Portugal, o crescimento do emprego foi de 1,9%. “As maiores subidas foram registadas na Grécia (+1,7%), Lituânia (1,5%) e Portugal (1,4%), enquanto na Letónia (-1,7%), Malta (-0,8%), Finlândia (-0,3) e Estónia (-0,2%) o emprego caiu”.
O Banco de Portugal revela no seu Boletim Económico que os trabalhadores por conta de outrem cresceram, em termos homólogos, cerca de 2,5% no terceiro trimestre de 2014, o que indica que o sector privado está a recuperar desde o terceiro trimestre de 2013, “mas a recuperação é mais moderada do que a sugerida pelo Inquérito de Emprego”, conclui-se.

Veja também: