Ekonomista
Ekonomista
30 Jul, 2019 - 07:51

Segurança Social dá subsídio por deficiência a crianças com asma

Ekonomista

Subsídio por deficiência para crianças com asma é atribuído até os 24 anos. Médicos de família estão a pedir esclarecimentos urgentes ao Governo.

Segurança Social dá subsídio por deficiência a crianças com asma

Em Portugal, existe um subsídio por deficiência para crianças com asma pago pela Segurança Social. Saiba tudo sobre este benefício.

Subsídio por deficiência para crianças com asma

Depois de ter sido divulgado que as crianças que usam óculos recebem um subsídio do Estado, sabe-se agora que o mesmo subsídio é atribuído a outros problemas de saúde comuns – tal como asma, problemas de pele, complicações dentárias e psicológicas.

Este benefício, também chamado de bonificação por deficiência ao abono de família, está a ser denunciado por vários médicos de família de todo o país que, recentemente, se viram inundados com pedidos de familiares de menores para poderem receber uma quantia que vai dos 62 aos 121 euros por mês.

Recorde-se que para crianças até aos 14 anos, a bonificação ronda os 62 euros por mês; entre os 14 e os 18 o valor aumenta para para 91 euros; e dos 18 aos 24 anos atinge os 121 euros.

Veja também Asma: como controlar os sintomas e a evitar as crises

A bonificação está prevista na lei há muitos anos, mas ao tornar-se viral nas redes sociais, desencadeou uma corrida ao subsídio, razão pela qual vários médicos de família estão a reclamar uma definição urgente desta bonificação. Já a Segurança Social referiu que a responsabilidade é dos médicos, uma vez que são eles que passam os atestados a comprovar a deficiência.

Veja também