Nuno Margarido
Nuno Margarido
17 Nov, 2016 - 10:59

Suécia quer ter a primeira moeda nacional digital

Nuno Margarido

No norte da Europa reside um país que pretende ter a primeira moeda nacional digital. O seu nome? Suécia.

Suécia quer ter a primeira moeda nacional digital

A Suécia, nação que é conhecida como a casa das transações eletrónicas – e também um dos países evoluídos do mundo – quer dar mais um passo rumo ao futuro. Como? Através da criação da primeira moeda nacional digital.

As moedas digitais não são propriamente uma novidade… hoje em dia, milhões de pessoas em todo o mundo utilizam a bitcoin e outras alternativas eletrónicas para fazer pagamentos e escapar ao sistema financeiro internacional. Uma realidade que, apesar de tudo, não é de índole nacional. E é aí que a Suécia quer intervir, criando a primeira moeda nacional digital.

De acordo com o Financial Times, a primeira moeda nacional digital deverá chamar-se ekrona – o equivalente digital da krona (coroa sueca) utilizada nos pagamentos com dinheiro físico. A aprovação pode ser conseguida no espaço de dois anos.

Uma vontade que vai ao encontro da atual realidade sueca. Segundo os últimos dados do banco central do país, apenas 2% dos pagamentos na Suécia são feitos com dinheiro físico. Número que ser reduzido nos próximos anos, antevendo-se que o dinheiro físico acabe por se tornar obsoleto.

Esta não é a primeira vez que a Suécia tenta ditar uma nova tendência social, antecipando-se ao resto do mundo


Veja também: