Publicidade:

Estudo revela as superstições dos portugueses quando viajam de avião

Marcou férias e o voo é numa sexta-feira 13. Não tem problemas com isso? Conheça as superstições dos portugueses quando andam de avião.

Estudo revela as superstições dos portugueses quando viajam de avião
Dois terços dos portugueses não gostam de viajar numa sexta-feira 13

Parece que sexta-feira 13 e andar de avião não combinam, para quase dois terços dos portugueses. Um estudo da Jetcost, portal/motor de busca de voos e hotéis, revela que os portugueses são um dos povos mais supersticiosos no que toca a viajar de avião, apesar de este ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo. E nem viagens com desconto alteram este facto.

Somos também reconhecidos por levar objetos de cariz emocional, espiritual ou religioso, quando viajamos de avião, entre os quais amuletos, jóias, terços e até água benta de Fátima. A sondagem da Jetcost faz parte de um estudo sobre os hábitos de viagem dos europeus. O estudo foi feito a 3000 passageiros (500 de cada nacionalidade: ingleses, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses) com mais de 18 anos e que tivessem viajado pelo menos uma vez, nos últimos doze meses.

Estudo Jetcost: 78% dos viajantes portugueses têm alguma superstição


Enviar mensagens aos entes queridos antes de uma viagem, rezar, pré-selecionar os assentos de acordo com algum número, são alguns dos hábitos supersticiosos dos portugueses. Saiba que, se o dia da viagem for a uma sexta-feira 13, 65% dos inquiridos recusa-se a entrar no avião.

Este estudo revela também os sentimentos antes de embarcar numa viagem: mais da metade dos entrevistados, 57%, respondeu que desfrutavam e não tinham nenhum tipo do problema. Os restantes 24% confessaram que sentiam medo e os outros 19%, que ficavam bastante nervosos ao voar. 78% dos inquiridos admitiu ter uma rotina, hábito ou levar consigo algum objeto, no sentido de ajudar a contrariar  ou apaziguar estas emoções e pensamentos negativos.

Os hábitos mais comuns, além dos já mencionados, incluem também tomar um relaxante ou outro medicamente para dormir, beber alguma coisa que ajude a relaxar, estar sempre a falar com a pessoa do lado. Mas sem dúvida que contactar com entes queridos é o hábito predominante, com 63% dos inquiridos a referi-lo. 52% também escolhem o assento e 43% levam determinados objetos consigo para sorte/conforto.

Contudo, para aqueles que gostam de pré-selecionar o seu assento antes do voo, apenas 18% estaria disposta a pagar um extra para viajar em primeira classe ou Business. Entre aqueles que responderam que gostam de levar consigo artigos ou objetos que lhes dão boa sorte ou conforto, os exemplos mais comuns são: jóias familiares ou sentimentais (37%), amuletos (26%), objetos religiosos (20%) e fotos de parentes/entes queridos (9%).

Segundo um porta-vos da Jetcost, “embora ainda hoje muitos portugueses acreditem que não devem viajar de avião numa sexta-feira 13, o avião é uma dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não só abre oportunidades para os negócios como permite que muitas pessoas explorem o mundo e descubram novas cidades ou destinos.”

Veja também: