Publicidade:

TEDxPorto 2019 - o que esperar da edição deste ano

No ano em que marca dez edições, saiba tudo o que pode esperar deste evento inspirador.

TEDxPorto 2019 - o que esperar da edição deste ano
Aprenderemos a confiar no TEDxPorto 2019? Conheça o programa completo.

Completamente esgotada já há algum tempo, a edição deste ano do TEDxPorto, que decorre a 6 de abril no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, aborda um tema de vital importância para o desenvolvimento da sociedade em todas as suas esferas: a confiança. Em inglês, trust.

A organização propõe assim uma reflexão sobre este importante fator de coesão social, que ajuda a “criar ligações mais fortes com as nossas famílias, amigos e colegas de trabalho, chefias e colaboradores, parceiros e clientes”. E isso, defendem, implica aceitarmo-nos uns aos outros tal como somos, e partilhar. Dar e ajudar sem esperar algo em troca.

O evento, que acontece no Porto há já dez edições, vai contar com quatro painéis compostos por 16 oradores, várias performances, e ainda os habituais momentos de pausa e networking.

Uma véspera recheada de workshops


Ainda antes do arranque oficial do TEDxPorto, há um conjunto de workshops a decorrer no dia 5 de Abril, nas instalações da Católica Porto Business School .

No total são quatro workshops diferentes que orbitam em torno da confiança – o tema central desta edição do TEDxPorto:

  • Construção da Confiança na medicina do futuro – máquina vs humano;
  • Building Trust among remote teams (Construir a confiança em equipas remotas);
  • A liderança sob o olhar da equipa;
  • Conteúdo digital de confiança: estratégias de sucesso.

TEDxPorto 2019: conheça o programa completo


A Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega foi o local escolhido para receber os mais de 1200 participantes do TEDxPorto deste ano. O evento terá início pelas 07h30, hora em que começa o check in. As portas abrem uma hora mais tarde e o início do evento propriamente dito está marcado para as 9h00.

1. Primeiro painel debate a confiança nas marcas e instituições financeiras

O primeiro painel de oradores inicia-se com Marta Cordeiro e Cunha, que trabalha como Head of Customer Insight da Sonae MC há 19 anos, tendo experiência em gestão de preço, gestão comercial, logística e gestão de inovação. A oradora irá ajudar-nos a perceber a nossa relação com as marcas para saber se é possível manter uma relação de confiança com elas para toda a vida.

Segue-se Emília O. Vieira, CEO e co-fundadora da Casa de Investimentos, uma sociedade gestora de patrimónios mobiliários, e Mestre em Finanças pela Universidade de Lancaster. Irá questionar-nos sobre a nossa confiança no sistema financeiro e explicar por que é fundamental confiar e ser de confiança nesta área.

A seguir, Isabel Paiva de Sousa, que trabalha na área de gestão de pessoas e liderança de equipas, em especial na indústria têxtil e retalho automóvel, vem mostrar como as práticas de gestão podem potenciar um ambiente emocionalmente positivo e confiável nas estruturas organizacionais.

O primeiro painel encerra com Pedro Miguel Silva, Associate Partner da Deloitte, onde lidera a equipa de consultoria no escritório do Porto para os setores de retail e consumer products em Portugal e Angola. O objetivo da sua intervenção é explicar por que temos de ir buscar de volta o tempo passado nos ecrãs para o “devolver” à comunidade de amigos, colegas e vizinhos.

Às 10h30 dá-se a primeira pausa do dia, um coffee break que poderá ser aproveitado para networking.

2. Os media, as redes sociais e a nossa própria confiança em foco no segundo painel

Uma hora depois, às 11h30, inicia-se o segundo painel de oradores. O primeiro interveniente é Alexandre Botão, investigador e jornalista. Já trabalhou em dois dos principais jornais do Brasil e fez a cobertura mediática de grandes eventos, como o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. Alexandre vem ao TEDxPorto fomentar a consciencialização da importância do combate às fake news, para que possa continuar a existir confiança na informação.

Segue-se João Monteiro, biólogo e um dos fundadores e vice-presidente da COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa. Centrando a sua sessão no tema “O que eles não querem que vocês saibam”, irá falar da democratização da produção e emissão de conteúdos e da partilha do conhecimento através das redes sociais, responsáveis pela desinformação e de teorias da conspiração.

Este painel será interrompido pela primeira performance do dia, com ACRO – yoga acrobático.

De seguida entra em cena o orador Moran Cerf, um hacker que se transformou num neurocientista. Sob o tema Can you trust your own brain?, vai tentar demonstrar porque não devemos acreditar em tudo o que pensamos.

O segundo painel encerra com Dan Ariely, economista comportamental,  para nos ajudar a compreender melhor a importância da confiança e de que forma a podemos potenciar, para que possamos tornar o mundo num lugar melhor.

3. Confiança e tecnologia ou confiança e saúde são as relações abordadas no terceiro painel

Após pausa para o almoço, as sessões da tarde recomeçam às 15h00, com o terceiro painel de oradores, antecedido por mais uma performance musical por parte do grupo coral “Cantare”.

Segue-se Sandra Costa, que irá falar sobre como a condução autónoma vai mudar a nossa vida e de como a confiança nestes sistemas é testada ao milímetro e ao milissegundo.

A seguir, Ana Sofia Carvalho entra em cena para falar das questões éticas relacionadas com a inteligência artificial.

Cátia Ferreira vem ao TEDxPorto questionar-nos sobre se será possível confiar para aceitar e encontrar sentido para a vida, na irreversibilidade do processo de doença, e como podemos, enquanto sociedade, possibilitar melhores cuidados para as pessoas em fase final de vida.

Luís Fernandes, psicólogo, vem falar sobre confiança sensorial, interpessoal e ontológica, como se manifestam na cegueira e como podem ser potenciadas, abordando a questão da confiança nas pessoas invisuais comparativamente às normovisuais.

4. Quarto painel debruça-se sobre a (re)construção da confiança e confiança entre pais e filhos

O último painel do dia inicia-se às 17h30, depois de mais um coffee break. Os primeiros oradores a intervir serão Mariano Sigman, neurocientista, e Dan Ariely, economista comportamental, que irão expor os seus pontos de vista sobre o tema central do certame.

De seguida, Zak Ebrahim — filho de um dos terroristas que co-liderou o ataque ao World Trade Center, em 1993, e ativista contra a violência e o terrorismo — estará presente para mostrar como a (re)construção da confiança pode ser o caminho para um futuro melhor.

Marcos Piangers, jornalista e escritor, é o último orador e virá falar sobre a relação de confiança entre pais e filhos.

A anteceder o encerramento oficial do evento, às 19h00, haverá espaço ainda para a performance do grupo de percussão “Batucada Radical”.

Para saber mais sobre todas as atividades desta edição, consulte aqui o programa completo do TEDx Porto 2019.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.

Saiba tudo sobre emprego