Clara Henriques
Clara Henriques
27 Abr, 2015 - 08:15

Tem medo que o seu patrão veja os seus posts no Facebook? Conheça os seus novos direitos

Clara Henriques

A partir de agora os portugueses podem ficar mais descansados relativamente aos seus posts no Facebook ou na internet. Saiba porquê.

Tem medo que o seu patrão veja os seus posts no Facebook? Conheça os seus novos direitos
Se é um fã do Facebook, mas pensa sempre três vezes antes de publicar um post com medo que o seu patrão veja e o julgue, saiba que agora as coisas podem mudar de figura. A linha entre o lado profissional e a atividade dos colaboradores na internet é muito ténue, principalmente numa era em que o desenvolvimento das redes sociais é galopante, mas há novidades neste campo.
O Jornal de Notícias avançou que as mais recentes recomendações do Conselho da Europa vão ser adotadas em Portugal e revelam que “os patrões só poderão aceder às contas de e-mail dos empregados quando autorizados pelos mesmos”.
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.
Estas novas recomendações europeias têm como principal objetivo “reforçar o direito dos trabalhadores a manterem a privacidade das atividades que desenvolvem na Internet”. Para além das novas regras aplicadas ao acesso ao e-mail, o documento defende ainda que “os patrões não devem ter o poder de questionar os trabalhadores na sequência dos posts que publicam no Facebook e portais similares”.
Uma das grandes vantagens destas novas regras estão relacionadas com o fato de, a partir de agora, “os trabalhadores portugueses passam a poder invocar as novas regras de privacidade para impedir despedimentos baseados nos textos ou imagens que publicam no Facebook ou na Internet em geral”.
No seguimento da notícia avançada, estas novas regras já começaram a ser aplicadas em Portugal através da Direção-Geral de Política de Justiça.

Veja também: