Clara Henriques
Clara Henriques
29 Abr, 2016 - 08:25

Tem uma receita eletrónica para aviar? Faça-o antes de sábado!

Clara Henriques

Se tem alguma receita eletrónica para aviar, faça-o antes de sábado porque o sistema informático das farmácias vai estar em baixo.

Tem uma receita eletrónica para aviar? Faça-o antes de sábado!

O sistema informático das farmácias vai estar em baixo entre sábado e domingo. A causa resulta de uma intervenção de atualização por parte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Esta intervenção está planeada há muito tempo e será necessária devido a uma atualização nos centros de dados. Assim sendo, as farmácias não vão conseguir aceder ao sistema entre as 13h00 de sábado e as 04:00 de domingo, não podendo por isso aviar uma receita eletrónica.

Quem tiver alguma receita eletrónica urgente, deve aviá-la antes da tarde de sábado, de forma a garantir que o sistema ainda está operacional. Depois disso, já não será possível fazer o pedido.

Segundo comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, “toda a preparação do processo foi feita em articulação com a Associação Nacional de Farmácias. Também contactámos todos os hospitais e conselhos de administração no sentido de recomendar aos médicos que passem guias de tratamento em vez de receitas eletrónicas”.

No entanto, se tiver a receita em papel ou guia de tratamento, pode aviar à mesma neste período. Esta restrição só se aplica a tudo o que for informático, sendo que as receitas eletrónicas já representam 45 por cento do mercado.

O horário desta intervenção foi escolhido essencialmente porque já não existe, neste momento, um pico de entradas nos hospitais devido à gripe.

Veja também: