Publicidade:

É trabalhador independente? Não se esqueça de entregar anexo SS

Contribuintes que, em 2018, passaram recibos verdes continuam a ter de preencher o Anexo SS aquando a entrega da declaração do IRS.

É trabalhador independente? Não se esqueça de entregar anexo SS
O anexo é entregue em simultâneo com a declaração do IRS

As regras dos descontos para a Segurança Social dos trabalhadores independentes mudaram, assim como a forma de apuramento do seu rendimento sujeito a IRS. Porém, nenhuma destas alterações eliminou a necessidade de se preencher o Anexo SS.

Recorde-se que este anexo permite à Autoridade Tributária e Aduaneira e aos serviços da Segurança Social obter informação sobre os rendimentos que devem ser considerados ou excluídos para efeitos de apuramento do rendimento relevante do trabalhador independente.

Outra das funções do anexo da Segurança Social é a identificação das entidades contratantes, ou seja, das entidades que concentram mais de 50% do valor total da atividade do trabalhador independente.

Se ainda não entregou a declaração, não se esqueça do anexo e evite, assim, as coimas. Se já entregou o IRS e esqueceu-se de enviar o anexo, terá de fazer uma declaração de substituição.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].