Publicidade:

UE financia passe interrail a quem faz 18 anos

A União Europeia financia passe interrail a todos os jovens europeus no dia em que completem 18 anos. Saiba aqui como pode "subir a bordo".

UE financia passe interrail a quem faz 18 anos
Programa é para arrancar já neste verão

A Comissão Europeia anunciou que vai financiar passe interrail para viajar pela Europa a cada jovem europeu no dia em que cumpra 18 anos. Esta proposta enquadra-se na ambição da UE de promover a mobilidade para fins de aprendizagem, cidadania ativa, inclusão social e solidariedade entre todos os jovens.

Interrail à borla pela Europa: só para quem faz 18 anos

ue-financia-passe-interrail

Este é o primeiro passo da Comissão Europeia para aplicar a proposta do Parlamento Europeu de um “Passe Interrail gratuito para europeus que façam 18 anos”, prevendo-se que o programa permita que entre 20 mil a 30 mil jovens usufruam de “uma experiência de viagem que ajude a reforçar a identidade europeia, os valores europeus comuns e a promover a descoberta de locais e culturas na Europa”.

Orçamentada em 12 milhões de euros, a medida pretende oferecer aos  jovens “a oportunidade de ampliar os seus horizontes e aumentar a sua experiência noutros países”, pois, tal como salientou Tibor Navracsics, comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, “a educação não é apenas aquilo que aprendemos na aula, mas o que descobrimos sobre as culturas e tradições dos nossos concidadãos europeus”.

Iniciativa entra em vigor já este verão!

UE-financia-passe-interrail

A Comissão Europeia está já a preparar o lançamento de uma campanha de promoção do programa para divulgar, junto dos interessados, tudo o que precisam de saber sobre a iniciativa.

Sabe-se que abrirá brevemente a primeira fase de candidaturas, de forma a que os primeiros jovens viajem já este verão. A única coisa que terá de fazer é aceder à página oficial da iniciativaenviar a sua subscrição, preenchendo o seu endereço de email.

Os participantes serão, posteriormente, eleitos através de uma seleção da Comissão Europeia e contactados pela organização. Vai fazer 18 anos? Não perca esta oportunidade única de conhecer a Europa sem gastar um único cêntimo!

Veja também: