Ekonomista
Ekonomista
05 Set, 2019 - 09:20

UNESCO aprova candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial

Ekonomista

A candidatura da serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

UNESCO aprova candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial

A Serra da Estrela é candidata a Geopark Mundial. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou a candidatura na 4º Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais que decorreu entre sábado e esta terça-feira, em Gili, na Indonésia.

Num comunicado enviado à Lusa pela a Associação Geopark Estrela, a aprovação da candidatura por parte da UNESCO “é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela”.

Na nota, a Associação refere que ainda que a candidatura a Geopark Mundial fica agora apenas a aguardar o parecer do conselho executivo da agência das Nações Unidas.

Recorde-se que a Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia) e também pelo Instituto Politécnico da Guarda (UPG) e pela Universidade da Beira Interior.

Veja também: