Ekonomista
Ekonomista
02 Fev, 2018 - 09:47

30 novas unidades de saúde familiar vão ser criadas em 2018

Ekonomista

Novo diploma anuncia a abertura de 30 unidades de saúde para este ano e prevê que 20, já em funcionamento, transitem para um modelo mais eficiente.

30 novas unidades de saúde familiar vão ser criadas em 2018

Trinta novas unidades de saúde familiar (USF) vão ser abertas este ano e cerca de 20 vão poder transitar do modelo A para o modelo B, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

De acordo com o diploma, “o número de USF de modelo A a constituir no ano de 2018 é de 30” e “durante o quarto trimestre de 2018 transitam até 20 USF do modelo A para o modelo B”.

unidade de saúde familiar: o que é?

Criadas em 2005, as unidades de saúde familiar foram fundadas como uma forma alternativa ao habitual centro de saúde, prestando também cuidados primários de saúde, mas com autonomia de funcionamento e sujeitas a regras de financiamento próprias, baseados também em incentivos financeiros a profissionais e à própria organização.

O modelo B de USF é uma forma mais evoluída de organização e está definido como aquele em que equipas com maior amadurecimento organizacional e maiores exigências de contratualização garantem maior disponibilidade para atingir níveis avançados de acesso para os utentes, com elevado desempenho clínico e mais eficiência económica.

Veja também: