Publicidade:

Viajar com dinheiro? Saiba a quantia que tem de declarar ao Fisco

Se está a pensar viajar com dinheiro na carteira, esta é a quantia que tem de declarar ao Fisco. Se não o fizer, arrisca-se a uma sanção.

Viajar com dinheiro? Saiba a quantia que tem de declarar ao Fisco
Dinheiro pode ficar retido ou ser apreendido

Sabia que se viajar com mais de 10 mil euros, tem de declarar esse montante ao Fisco? Se não o fizer, arrisca-se a pagar uma multa ou mesmo a ficar sem o dinheiro.

O alerta é dado pelo Autoridade Tributária e Aduaneira, uma vez que é uma exigência da União Europeia. No Portal das Finanças pode ler-se que “qualquer pessoa que entre ou saia do território da União Europeia pelas suas fronteiras externas transportando consigo uma quantia igual ou superior a 10 mil euros ou o seu equivalente noutras moedas ou em títulos facilmente convertíveis” deve fazer a declaração.

O formulário de declaração está disponível no referido Portal. Depois de preenchida, a declaração deve ser entregue às autoridades aduaneiras, na fronteira pela qual o viajante entra ou sai do território da UE e sempre que lhe for solicitado.

Se não entregar a declaração, esse dinheiro pode ficar retido ou vir mesmo a ser apreendido e ainda se arrisca a uma sanção.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].