Publicidade:

1 em cada 3 pessoas tem medo de viajar de avião. É uma delas?

1 em cada 3 pessoas tem medo de viajar de avião. Mas não é preciso viver com esta fobia para sempre: há especialistas que preparam as pessoas para viajarem pelos céus do mundo, sem medos.

1 em cada 3 pessoas tem medo de viajar de avião. É uma delas?
1/3 da população tem medo de viajar de avião

Sabia que 1 em cada 3 pessoas tem medo de viajar de avião? Para muitas pessoas, voar de avião não é uma experiência que se restringe às viagens de férias. Voar pode ser uma necessidade constante de trabalho e para quem tem medo ou mesmo pânico, pode ser bastante limitador e atrapalhar a vida pessoal e profissional.  Descubra mais sobre esta fobia.

1 em cada 3 pessoas tem medo de viajar de avião: fique a saber mais


medo de avião

Todos reconhecem facilmente que o avião é o meio de transporte mais rápido para percorrer longas distâncias, mas nem todos acreditam que seja também o mais seguro e utilizado. 8,6 milhões de pessoas utilizam, por dia, o avião para se deslocarem.

O momento em que se entra no avião cria um grande impacto, primeiro pela imponência da aeronave, depois pelas inúmeras sensações que invadem o nosso corpo. As mãos suadas denunciam a ansiedade, o coração a bater de forma acelerada e o “engolir a seco” enquanto se olha para os outros passageiros revelam um misto de excitação e medo. E o que dizer da sensação inerente ao primeiro levantar de “nariz” do avião? Identificou-se com estas sensações? Saiba que não está só: 1/3 da população adulta tem medo de viajar de avião e, de acordo com as conclusões de estudos internacionais, entre 20% a 40% das pessoas têm medo deste momento. Mas não precisa viver com este problema para sempre, há especialistas que ajudam a perder o medo.

Sim, há um curso especializado em ajudar as pessoas a perder o medo de voar

O centro “Voar sem Medo”, verdadeiramente pioneiro no nosso país, dedica-se a ajudar pessoas com este problema. As sessões são organizadas por uma equipa transdisciplinar (controladores de tráfego aéreo, especialistas em manutenção aeronáutica, pilotos, psicólogos, tripulantes de cabine, entre outros) altamente competente que possui uma ampla experiência em fobia de voo.

É possível também frequentar cursos terapêuticos que contribuirão para a perda gradual deste medo. Nomeadamente, o mini-curso “Check-in Voar Sem Medo” que tem uma duração de 5 horas. Este curso, que já vai na 10ª edição, ajuda todos os que têm esta fobia, contribuindo para que consigam recuperar a sua tranquilidade e enfrentar os vôos com naturalidade, sem medos.

A Dra. Cristina Albuquerque, Psicóloga Clínica e da Aviação e Fundadora e Diretora do “Voar Sem Medo”, é a responsável pelas próximas edições de “Check-in Voar Sem Medo” que estão já agendadas para este mês:

  • 23 de fevereiro, sábado, 9h-14h, Lisboa;
  • 24 de fevereiro, domingo, 14h-19h, Porto.

O valor do curso é de 85€. Saiba como inscrever-se e conheça outras datas agendadas, aqui.

“Voar sem Medo” tem o apoio e a colaboração de parte das entidades aeronáuticas mais relevantes, como a Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA); Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine (APTCA); Navegação Aérea de Portugal (NAV-EP); e Aeroportos de Portugal (ANA, S.A.).

Veja também: