Nuno Margarido
Nuno Margarido
19 Set, 2016 - 09:45

Wi-Fi gratuito para todos? Proposta é da Comissão Europeia

Nuno Margarido

Comissão Europeia apresentou proposta que prevê Wi-Fi gratuito para todos os cidadãos europeus.

Wi-Fi gratuito para todos? Proposta é da Comissão Europeia

A Comissão Europeia apresentou um novo pacote de medidas sobre os direitos de autor no meio digital da União Europeia. Propostas onde está prevista a oferta de Wi-Fi gratuito para toda a Europa. Ideia que parece megalómana mas, caso venha a ser aprovada, deverá concretizar-se em apenas quatro anos – pelo menos, é isso que a Comissão Europeia quer. A proposta, no entanto, carece da aprovação do Parlamento Europeu e dos 27 estados-membros.

Para disponibilizar Wi-Fi gratuito para todos, Bruxelas quer reservar 120 milhões de euros. Fundos que servirão para que as autoridades públicas locais possam instalar hotspots de Internet em espaços públicos como jardins, bibliotecas municipais ou junto dos edifícios camarários mas que acabam por ser insuficientes cobrir toda a área geográfica europeia.

“Estão em todos os aspetos da vida. Temos de estar conetados. Os nossos cidadãos e as nossas economias precisam disso”, afirmou o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker. Estejas onde estiveres na União Europeia tem de haver, pelo menos, um provedor de acesso à Internet que te ofereça esse serviço”, concluiu

Para além do Wi-Fi gratuito, a Comissão Europeia também pretende disponibilizar pelo menos 100Mbps de velocidade de download a todas as casas europeias – até 2025.

Veja também: