Catarina Reis
Catarina Reis
12 Jan, 2023 - 10:00

Conheça a nova plataforma digital para encontrar emprego

Catarina Reis

Acaba de nascer a myMentor, uma nova plataforma digital para encontrar emprego. Saiba como funciona e como tirar partido dela.

procurar emprego online

Apesar de se considerar que Portugal tem registado uma progressão positiva nos níveis de escolaridade, é sabido que a nova geração se vê confrontada com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. Assim sendo, ficar a par desta nova plataforma digital para encontrar emprego é um dos passos que se podem revelar como fundamentais, seja para encontrar o emprego certo, seja para continuar a evoluir na carreira.

Quanto aos jovens, os pontos de evolução a realçar passam pelo decréscimo do abandono escolar e pela massificação do ensino secundário e superior.

Tendo em conta dados que indicam que:

  • Cerca de metade dos adultos não participou em atividades de aprendizagem ao longo da vida no último ano e que suas competências digitais que têm são básicas
  • 40% dos empregos serão automatizados até 2030 e 54% dos trabalhadores irão precisar de participar em atividades de aprendizagem ao longo da vida;
  • Se perspetiva que 15% dos trabalhadores em Portugal terão de mudar ou atualizar-se para permanecer empregado

Não faltam ofertas de portais e serviços para promoverem o encontro entre quem procura emprego e as empresas que querem contratar. No entanto, nem todas ajudam realmente as pessoas que procuram um novo emprego da forma como a myMentor se propõe fazer.

A nova plataforma digital para encontrar emprego myMentor está um passo à frente 

A myMentor não só presta auxílio na pesquisa de emprego, como também se foca na preparação para o mercado de trabalho. Falamos da formação, a atualização de competências e a mudança de rumo profissional

Esta nova plataforma digital para encontrar emprego destina-se não só a quem pretende aceder ao mercado de trabalho, mas também a desempregados, a pessoas com trabalho precário e baixas qualificações, e ainda a pessoas que queiram evoluir ou mudar o rumo da sua carreira.

A consciência de que um processo de candidatura e procura de emprego vai muito mais além do que simplesmente enviar currículos, é isso que torna a myMentor realmente diferenciadora, visto que tem em conta de uma forma muito atualizada as necessidades de quem procura emprego.

Para isso são disponibilizados recursos e ferramentas que são uma grande mais valia, seja para quem está à procura de emprego pela primeira vez, seja para quem está à procura de um novo rumo profissional.

mulher a carregar no botão para fazer pesquisa para procurar emprego

Quatro grandes áreas de ação

A myMentor está vocacionada para quatro grande áreas – profissões, competências, formação e mercado de trabalho – e disponibiliza inúmeras ferramentas para informação, capacitação e desenvolvimento de competências de gestão de carreira. 

Destaca-se a análise de tendências futuras de procura/oferta de emprego, a incorporação de algoritmos de inteligência artificial, através de uma ferramenta online que atualiza diariamente as ofertas de trabalho e a associação de competências a percursos de qualificação.

Conheça alguns recursos da plataforma

Ao entrarmos na plataforma, desde logo salta à vista o separador “conhecer-me”, no qual encontra alguns testes que funcionam como ferramentas de autoconhecimento. Os testes que podemos realizar são quatro:

Avaliação de Competências Transversais

Trata-se de uma ferramenta de auto-avaliação para auxiliar na descoberta das competências transversais desenvolvidas e as que precisamos adquirir, aprender e treinar. Para além do resultado, tem acesso a uma lista de formações para desenvolver competências transversais.

Avaliação de Competências Digitais

As competências digitais são imprescindíveis em muitos trabalhos, mas não só: para estudar, ou para comprar produtos online, por exemplo. Ficará a saber que competências digitais possui e quais as que necessita adquirir.

Avaliação de Competências Profissionais

Irá de encontro às competências mais valorizadas pelas organizações. 

Serei Empreendedor?

Aqui está uma dúvida permanente que assola muita gente. Para ser empreendedor, é necessário um conjunto de características e competências pessoais. Se não as tem, não é caso para desanimar. Pode ainda adquiri-las.

A pressa de procurar emprego poderá aqui ser inimiga da perfeição. Se gastarmos algum do nosso tempo para usar estes recursos antes de nos lançarmos a responder a anúncios de emprego, poderemos sair a ganhar.

Isto no sentido em que a procura de emprego vai sair favorecida desse processo de auto conhecimento. É ótimo sabermos de antemão de onde viemos e para onde podemos ir.

Uma base de dados poderosa

A plataforma disponibiliza a descrição de cerca de 3 mil profissões, mas vai mais longe. Inclui as competências e conhecimentos associados a cada uma, além de dar informação em detalhe sobre cerca de 10 mil competências.

Na sua base de dados encontramos mais de 10 mil cursos associados a todo o tipo de competências, selecionados a partir de várias entidades formadoras e plataformas de cursos online.

Recomendamos ainda uma visita ao recurso “competências que as profissões exigem”, para se poder situar nas profissões em que o seu percurso e competências poderá encaixar.

Mas há muito mais a explorar. Recorrer a esta nova plataforma digital para encontrar emprego poderá ser um tiro certeiro, pois permite guiar o utilizador de forma a se poder candidatar a empregos de forma segura e bem preparada.

Veja também