Ana Luisa Santo
Ana Luisa Santo
16 Out, 2023 - 13:34

O pingo no nariz do seu filho não pára? Saiba o que fazer

Ana Luisa Santo

Ninguém escapa a este transtorno no tempo frio e de chuva, mas as crianças têm menos habilidade para lidar com o pingo no nariz.

pingo-no-nariz-criancas

Os mais novos estão sempre com pingo no nariz? O sintoma parece que nunca mais vai embora? Temos algumas dicas para si.

Fungam durante todo o dia e passam a noite com dificuldade em respirar com o nariz entupido. Quanto mais pequena é a criança, mais aborrecido se torna pela sua dificuldade em assoar e limpar as secreções acumuladas.

São muitos os vírus responsáveis pelas constipações. A exposição ao frio e à humidade são as condições que permitem os vírus desenvolver-se e desencadearem estas manifestações no organismo. O pingo no nariz, tosse e alguns espirros, poderão mais lenta ou rapidamente agravar-se em febre, tosse muito produtiva e secreções espessas e amareladas.

A qualidade de vida é negativamente afetada, a criança tem menos predisposição para correr e brincar, fazer desporto, o nariz está sempre sujo e entupido. É preciso fazer alguma coisa para acabar com o desconforto do seu filho.

Como resolver o problema do pingo no nariz dos mais novos?

pingo-no-nariz

Algumas medidas simples mas de grande relevância para eliminar o pingo do nariz da criança. Veja abaixo.

  • Reforçar a cenoura, ervilha, arroz, aveia cozidos na alimentação diária. Podem estar incluídos na sopa ou como acompanhamentos de pratos cozidos. Estes alimentos cozidos têm propriedades óptimas para resolver o excesso de humidade e líquidos que se acumulam no tórax, secando as secreções.
  • Consumir mel e canela. Pode ser no chá, se a criança gostar, nas papas de aveia (aveia cozida em água ou bebida vegetal) ou nas tostas. O mel e a canela também são excelentes para dissolver o muco que se acumula nas vias respiratórias.
  • Aquecer os pés, especialmente a planta dos pés, a zona lombar (fundo das costas) e zona torácica das costas. Este aquecimento pode ser feito com botija de água quente (cuidado para não queimar) ou almofada terapêutica de alfazema e trigo que se aquece no micro-ondas. À noite, ao ir para a cama, até ajuda a criança aconchegar para adormecer e durante o dia, uma ou duas vezes.
  • Evitar o consumo de alimentos frios ou frescos como iogurtes, queijos, gelados, ou outros conservados no frigorífico.
  • Fazer com frequência higiene nasal com soro fisiológico ou água do mar, assoando o mais possível para limpar o máximo de mucosidade, principalmente antes de dormir.
  • Use os benefícios dos óleos essenciais que podem ser bastante valiosos como remédios naturais, desobstruindo o nariz. São também excelentes aliados no combate de gripe e constipações severas. O rei da aromaterapia no tratamento dos problemas respiratórios é o óleo essencial de eucalipto (usar em crianças com mais de 2 anos). Outros também importantes para eliminar o pingo no nariz são: óleo essencial de árvore de chá, tomilho e pinho. Para fazer as inalações pode colocar 10 a 15 gotas do óleo num litro de água quente.
mulher com otite
Veja também Otite: conheça os sintomas e saiba como tratar este problema
Veja também