A 150 quilómetros da capital Sofia, e bem no centro da Bulgária, está a história mas também emergente cidade de Plovdiv, a capital cultural e económica do país.
Produto de um passado influenciado por romanos, persas e otomanos, esta cidade apresenta-se como um polo atractivo para muitos artistas. Plovdiv é, de resto, uma das mais antigas cidades do mundo – a segunda mais antiga da Europa, a seguir a Atenas – e a riqueza histórica aliada ao virtuosismo artístico torna-a numa cidade obrigatória a visitar para quem for ao leste europeu.
Por isso mesmo, o bairro criativo de Plovdiv foi, no ano passado, o teatro de operações para a cidade, que conta com 18 museus e centros culturais, e que foi escolhida em 2019 como Capital Europeia da cultura.
O que visitar em Plovdiv

Cidade Velha
Este é definitivamente o melhor ponto para começar a visita a Plovdiv. O percurso é acidentado, uma vez que as ruas são feitas de pedra ali colocada pelos Romanos. Por isso, recomenda-se o uso de calçado confortável para caminhar pelos vários pontos de interesse. Entre os mesmos, sublinham-se a Casa de Balabanov, o Museu Regional Etnográfico e o Museu de História.
A Balabanov’s House trata-se de uma casa-museu em que o admirado e a própria casa: tectos esculpidos, jardim encantador e lobby impressionante.
Já o Museu Regional Etnográfico está instalado num belo edifício, exemplar do estilo barroco. Quem visita afirma que é tão belo por dentro como por fora, o que é um bom presságio para o espólio ali apresentado. Trata-se de uma autêntica viagem às várias décadas do século XIX.
Por fim, o Museu de História conta o passado da própria cidade, que como acima mencionado, é bastante rico em episódios e culturalmente diversificado.
Teatro Romano de Plovid
É com alguma surpresa que os visitantes notam a marca tão indelével dos romanos na cidade de Povdiv. O ex libris da cidade será provavelmente o Antigo Teatro de Philipoppol ou Philippolis.
O nome remete para Philip II, Rei da Macedónia no século IV A.C., que teve um importante papel no desenvolvimento da cidade.Este é um dos teatros romanos mais bem conservados, sendo que data dos anos 90 do século I.
Arquitectonicamente e até a nível de dimensão, pelo menos no estado actual, é muito semelhante ao anfiteatro romano de Mérida.

Estádio Romano de Philippopolis
Outra marca da forte presença romana na cidade é o Estádio Romano de Philippolis. Datado do século II, este complexo desportivo tinha a capadidade para mais de 30 mil espectadores.
Na altura, foi edificado e ficou conhecido por acolher eventos semelhantes aos Jogos Píticos, que contavam com corridas de carruagens, atletismo e competição de poesia.O estádio, ou o que sobra da construção, está no “meio” da cidade e é muito comum chegar até lá sem se dar conta disso.
Bairro de Kapana
Trata-se do expoente máximo da modernidade e do charme de Plovdiv.
Conhecido também como Centro Creativo, é casa de muitos artistas, galerias de arte e tudo o que possa surgir depois do investimento inicial da própria cidade: bares de cerveja artesanal ou de vinho a copo, restaurantes vegetarianos e comida saudável e outras lojas especializadas.
Visual e esteticamente, as ruas são muito pitorescas, quer pela decoração urbana própria como pela arte espelhada pelas fachadas e laterais dos edifícios.
Onde comer
Aylyakria
Apresenta-se com um restaurante de comida típica do leste europeu e é um dos mais recomendados nos sites especializados em gastronomia.
Fica inserido no bairro de Kapana e a experiência gastronómica, desde o atendimento dos funcionários até ao sabor da comida, passando pela estética do lugar, é muito elogiada. Além dos pratos locais, experimente também o o típico vinho quente.
SOFRA
O restaurante turco SOFRA é também uma boa opção para quem quer mergulhar na cena gastronómica, uma vez que há grande influência turca na região. Como tal, não se pode deixar de provar o kebab, o kunefe ou até a pizza tradicional turca Lahmacun.
O restaurante está localizado na parte velha da cidade e é considerado bastante acessível.
Hebros
No piso térreo do hotel homónimo, este restaurante prima por um serviço de excelência. O ambiente é sofisticado com um toque de história, tal como não poderia deixar de ser – afinal, está numa das cidades mais antigas do mundo.
A comida, típica, é deliciosa e há a possibilidade de comer nas mesas do exterior, o que se torna bastante agradável no verão. Foie Gras e caracóis são algumas das especialidades deste restaurante com valores mais elevados do que a média.

Onde dormir
Com o turismo de Plovdiv em crescimento, o sector hoteleiro vai-se expandindo e prova disso é a quantidade de alojamento disponível na cidade.
Para uma estadia mais económica, o Sabrona 25 Guest House é uma boa opção, estando localizado no centro da cidade.
Num patamar superior, o HillHouse Plovdiv apresenta uma excelente classificação a todos os níveis nos sites especializados.
Por fim, para uma estadia de luxo, recomendamos o ATLAS HOUSE Luxury Suites.