Maria Graça
Maria Graça
02 Nov, 2023 - 11:30

Plovdiv: roteiro pelo tesouro escondido da Bulgária

Maria Graça

Plovdiv é a segunda cidade da Bulgária. Descubra este tesouro escondido que junta história, cultura e entretenimento.

Anfiteatro romano em Plovdiv

Aninhada no coração da Bulgária, Plovdiv é a segunda maior cidade do país, mas vai, aos poucos, conquistando o seu lugar entre o roteiros turísticos da região.

Apesar da capital Sofia ser o destino mais popular, esta jóia escondida é um destino obrigatório para qualquer viajante que procura uma experiência única.

Se é um ávido entusiasta de história, um apaixonado por culinárias e novos sabores, um entusiasta da arte ou um aventureiro ao ar livre, Plovdiv tem algo especial a oferecer.

Planeie a sua viagem e esteja pronto para explorar essa beleza intemporal.

Revele os segredos de Plovdiv

A história de Plovdiv conta mais de 6000 anos, tornando-a numa das cidades continuamente habitadas mais antigas da Europa. A sua riqueza histórica é notável e visível à medida que percorremos as suas ruas.

Comece a sua jornada pelo coração da cidade, a Cidade Velha, que reflete as várias heranças deixadas por diferentes civilizações. Aqui vai encontrar o anfiteatro, também conhecido como o Teatro Romano de Plovdiv, construído no século ll, no período do Imperador Trajano.

Decorado com estátuas e colunas de mármore, a sua restauração terminou nos anos 1980, e está ainda hoje cuidadosamente preservado. Foi sede de combates de gladiadores e performances, e hoje é palco de concertos, eventos e romarias.

Visite também o Museu Arqueológico Regional, datado do século XV, que exibe uma extensa coleção de artefactos de várias épocas. Desde as antigas civilizações trácias até à era romana, as exposições do museu dão vida às histórias do passado de Plovdiv. Paragem indispensável para quem deseja mergulhar na cativante história da cidade e da região circundante.

Outro ponto imperdível da Cidade Velha é o Museu Etnográfico, onde vai poder explorar a evolução do modo de vida tradicional búlgaro ao longo dos séculos, desde roupas, jóias, móveis antigos, armas e artesanato, tudo numa casa restaurada do século XIX.

No topo da cidade encontra-se o complexo Arqueológico Nebet Tepet, onde trácios e, mais tarde, romanos se instalaram e construíram a muralha que delimitava a cidade e cujos vestígios ainda podem ser vistos.

O complexo é pequeno e a entrada é gratuita, mas vale a pena a sua visita, especialmente pela vista deslumbrante de Plovdiv.

Ruas de Plovdiv
As ruas de Plovdiv respiram história

Mergulhe na cultura da cidade

Plovdiv não se resume apenas à sua história e é, na realidade, um centro efervescente de atividade cultural. O Bairro Kapana, ou The trap, é um exemplo da riqueza cultural da cidade. Este bairro animado, antes ocupado por artesãos, transformou-se numa zona moderna de artes e ofícios, que reflete a vida animada da cidade.

Passeie pelas suas ruelas estreitas e sinuosas, repletas de galerias, arte de rua e cafés, onde é possível admirar artistas locais e, quem sabe, até comprar uma ou outra peça de arte.

Para experimentar a autêntica culinária búlgara, visite uma mehana, restaurante tradicional búlgaro. O Bairro Kapana é lar de algumas das melhores da cidade e é ali que vai poder saborear pratos como kavarma, carne cozida lentamente com legumes, kachamak, fubá com queijo e manteiga, ou shkembe chorba, sopa de tripa.

Jardim Tsar Simeon

Não deixe também de visitar o Jardim de Tsar Simeon, situado no coração de Plovdiv, um oásis urbano que atrai visitantes pela sua beleza serena e significado histórico. Erguido em homenagem a um dos mais ilustres governantes da Bulgária, o parque combina vegetação exótica, fontes ornamentadas e canteiros de flores meticulosamente paisagísticos.

É um refúgio apreciado tanto por locais quanto por turistas, pois é o local ideal para relaxar, passear e admirar as elegantes esculturas e instalações de arte. No entanto, a principal atração aqui são as Fontes Cantantes, um espetáculo de luzes que decorre todas as noites de verão, entre as 21:00 e as 23:00 horas.

Tal como Roma, Plovdiv foi construída sobre sete colinas, mas hoje contam-se 6. Uma das três colinas localizadas na Cidade Velha é a mais alta e de mais fácil acesso, Gebet Tape. Aqui pode ver os restos da antiga fortaleza Trácia, com ruínas pré-históricas da era neolítica.

Após explorar os cantos de da cidade, termine aqui o dia com o pôr do sol, junto a uma das mais antigas ruínas conhecidas pelo homem.

Adicione Plovdiv à sua lista de destinos a visitar e deixe-se cativar pela fusão de história, cultura e modernidade. Explore as suas ruínas antigas, mergulhe na sua rica cena cultural e saboreie a deliciosa culinária búlgara.

Veja também