Filomena Morais
Filomena Morais
17 Out, 2019 - 11:57
Prato de ratatouille

Ratatouille: receita francesa de sabor tradicional

Filomena Morais

Se já ouviu falar em Ratatouille, um prato tradicional da cozinha francesa, mas nunca experimentou, este é o momento para se tornar num verdadeiro chef.

O artigo continua após o anúncio

Esta receita de ratatouille é muito fácil de preparar e vai ser um sucesso na sua casa. Por um lado, são ingredientes saudáveis e que devemos usar com frequência na nossa cozinha. Por outro lado, é muito simples de preparar, pelo que o resultado excelente é fácil de obter.

Ratatouille: um prato francês na sua mesa

ratatouille

O ratatouille ficou mais conhecido pelo filme americano de animação com o mesmo nome e que levou esta receita aos ecrãs de todo o mundo. Esta receita francesa é tradicionalmente composta por vários legumes e que pode ser servida quente ou fria, como prato principal ou como acompanhamento.

Dizem os entendidos em gastronomia que esta receita tem a sua origem na região de Nice e foi inventada por camponeses pobres que precisavam de usar os legumes que produziam. Hoje em dia, este prato tem sido reinventado pelos chefs de todo o mundo, onde se usam normalmente tomates, berinjela, curgetes e manjericão, entre ouros ingredientes e temperos.

Alguns cozinheiros também introduziram outros ingredientes, mas, de facto, a berinjela e os tomates são os ingredientes mais clássicos e fundamentais para preparar um bom ratatouille.

Vale a pena experimentar a receita que lhe trazemos que, além de ser muito simples, é extremamente saborosa e pode apresentar-se como uma excelente alternativa a outras formas de servir e consumir legumes.

Ingredientes

2 curgetes

2 beringelas

O artigo continua após o anúncio

5 tomates

Sal e pimenta q.b.

Azeite

Manjericão a gosto

Molho de tomate

Modo de preparação

  1. Num tabuleiro de ir ao forno, espalhe molho de tomate até cobrir o fundo.
  2. Com uma faca bem afiada, corte fatias finas de curgete, beringela e tomate.
  3. Disponha as rodelas por cima da base de tomate, alternando os legumes, até tapar o molho. Pode mesmo fazer duas camadas.
  4. Tempere tudo com sal e pimenta e espalhe folhas de manjericão a gosto.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 30 minutos.
  6. Retire do forno, espalhe mais algumas folhas de manjericão e sirva como acompanhamento de vários tipos de pratos de carne ou peixe.

Experimente este ratatouille e veja como se vai tornar fã incondicional deste prato típico da cozinha francesa e o vai repetir várias vezes em sua casa.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio