Não é novidade que o halloween conquistou os portugueses, tal como fez com o resto do mundo. Mas se há um povo que celebra em grande estilo esta data, este povo é o mexicano. Por isso, hoje trazemos 3 receitas mexicanas para o Dia dos Mortos que vão transformar os vossos convívios.
Sabia que a tradição festiva do Dia dos Mortos é mais importante do méxico? Já foi, inclusive, declarada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco. Por lá, os mexicanos celebram mortos e vivos desde a noite do dia 31 de outubro até ao dia 2 de novembro.
Há música, boa comida, grupos de mariachis pelas ruas e grandes festas nos cemitérios – com piqueniques organizados à volta dos túmulos de familiares que já se foram. Tudo sempre regado à tequila, claro.
E uma vez que também nós, por cá, começamos a celebrar a noite mais assustadora do ano… Quel tal apostar no tema do Dia dos Mortos do México para a festa? Para isto, nada como ter uma mesa digna da ocasião.
Receitas mexicanas para celebrar o Dia dos Mortos
Guacamole, tacos e, claro, o tradicional pão dos mortos são algumas das receitas mexicanas que são destaque à mesa e que, por isso, não podem faltar nos convívios temáticos de celebração aos mortos.
Vamos aprender a preparar ótimos petiscos?
Guacamole

Ingredientes
- Abacates
- Cebola e alho q.b.
- Coentros q.b.
- Sumo de lima q.b.
- Nachos e tostas para acompanhar
Modo de preparação
- A mais conhecida receita mexicana é obrigatória na celebração do Dia dos Mortos. Para prepará-la não hã grandes segredos: escolha abacates maduros, esmague-os bem numa taça e tempere com cebola ralada, alho bem picado, coentros picados e sumo de lima.
- Decore com romã para um toque mais festivo e sirva com nachos e tostas.
TACOS al pastor

Ingredientes
- 500 gr de Lombo de porco
- 100 gr de Cebola
- 2 dentes de Alho
- 3 unidades de Lima
- 100 gr de Pimenta poblano
- 3 c. de sopa de Vinagre de maçã
- 1 c. de sopa de Caldo de galinha em pó
- 1 c. de sopa de Orégão seco
- 2 c. de sopa de Páprica
- 1 ramo de Coentros picados
- 1 pitada de Sal
- ½ chávena de Óleo vegetal
- Pimenta-do-reino q.b.
- Abacate
- Tortilhas de milho para acompanhar
Modo de preparação
- Se encontrou a pimenta poblano, comece por retirar as veias e sementes. De seguida, descasque os dentes de alho, a cebola e as limas, e pique os coentros.
- Corte as limas em metades e esprema o sumo de metade das partes para uma taça com a cebola picada e os coentros.
- Corte o abacate em fatias e reserve para a altura de servir.
- Num tacho em lume médio, junte a água e a pimenta poblano com uma colher de sopa de sal. Feche o tacho e deixe cozinhar. Depois, triture tudo com meia chávena de água da cozedura, o dumo de lima, o alho, o vinagre de maçã e todas as especiarias descritas.
- Frite numa frigideira com um fio de óleo pré-aquecido em fogo médio. Quando levantar fervura, diminua o lume e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
- À parte, lave a carne de porco e junte ao molho ainda morno. Deixe marinar no frigorífico por meia hora.
- Frite a carne em lume médio, numa frigideira ou numa chapa.
- Por fim, recheie as tortilhas e sirva com cebola picada e coentros frescos, juntando fatias de abacate e um bocado de sumo de lima.
Pão dos mortos

Ingredientes
- 5 chávenas de farinha de trigo
- 2 c. de sopa de fermento
- 5 ovos inteiros
- 7 gemas de ovo
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de manteiga
- Raspas de cascas de laranja
- 2 c. de sopa de água ou, em alternativa, de chá de flor de laranjeira
- Uma pitada de sal
Modo de preparação
- Esta tradicional receita mexicana para o Dia dos Mortos é, na verdade, um tipo de pão doce. Comece por diluir o fermento num pouco de água morna. De seguida, misture meia chávena de farinha e amasse até obter uma massa de pão macia. Cubra e deixe descansar por 20 minutos num sítio, preferencialmente, quente.
- Num recipiente à parte, junte a quantidade restante de farinha, o açúcar, o sal, três ovos inteiros, cinco gemas, manteiga, raspas de laranja e as duas colheres de sopa de água ou de chá de flor de laranjeira. Misture tudo até obter uma massa homogênea.
- Por fim, deve misturar as duas partes de massa, amassando bem até que fiquem bem unidas. Novamente, cubra e deixe descansar para que cresça mais. O objetivo é que a massa chegue ao dobro do tamanho inicial.
- De seguida, divida a massa em duas partes – não esqueça de separar uma pequena quantidade para a decoração do topo.
- Faça duas bolas e use a massa que resta para decorar (como os ossos tradicionais que pode ver na imagem acima, ou com a caveira tão típica do Dia dos Mortos mexicano).
- Pincele a clara de ovo e polvilhe com açúcar. Leve a assar, em forno pré-aquecido a 200ºC durante meia hora. Não se esqueça de untar a bandeja com manteiga.
Para além dos petiscos, não se esqueça da música – os mexicanos vivem esta tradição com muita animação. Aproveite o mote para decorar o ambiente e abrir uma garrafa de tequila.
Velas, flores, muitas caveiras e um cantinho dedicado às oferendas aos que já se foram não podem faltar – afinal, são convidados vivos e mortos para esta noite.