Helena Peixoto
Helena Peixoto
02 Set, 2019 - 10:56
Saiba como recuperar brilho dos copos em poucos passos

Saiba como recuperar brilho dos copos em poucos passos

Helena Peixoto

É possível recuperar brilho dos copos, mesmo daqueles que achava que já não tinham salvação. Sempre tentou, mas ainda não conseguiu? Saiba como!

O artigo continua após o anúncio

Recuperar brilho dos copos, sobretudo daqueles que pelas lavagens na máquina de lavar loiça se vão tornando cada vez mais baços, pode parecer uma verdadeira missão impossível. Mas não desespere: é possível fazê-lo! Confira as dicas e truques que preparamos para si e volte a ter orgulho em mostrar os seus copos na cristaleira!

Todos já enfrentamos, em algum momento (ou estamos a enfrentar agora mesmo), o desafio de recuperar brilho dos copos lá de casa, sobretudo depois de várias e várias lavagens na máquina.

Os copos ganham aquela cor esbranquiçada, opaca e sem qualquer vida que é o verdadeiro pesadelo de qualquer um. Mas então, por que será que isto acontece? Apesar de não serem conhecidas todas as causas, acredita-se que será o calcário da água que contribua para este processo. Este fator juntamente com as frequentes passagens na máquina levam a este resultado final tão indesejado.

Sim, é verdade que pode sempre utilizar o famoso abrilhantador da loiça na sua máquina. Mas a verdade é que este produto não só se torna um pouco caro como não é nada amigo do meio ambiente e da saúde uma vez que os seus resíduos podem permanecer na loiça de onde bebemos e comemos.

Por tudo isto, quanto mais optar por soluções naturais, tanto melhor! Confira as nossas dicas.

5 soluções naturais para recuperar brilho dos copos

Conheça os diferentes tipos de copos e seus usos

1. Água com açúcar

É verdade: uma das formas mais naturais (e também mais eficazes) de recuperar brilho dos copos é através da utilização de água com açúcar! Como fazê-lo? Muito simples: antes de lavar os copos na máquina de lavar loiça como faz habitualmente, pulverize-os com uma solução de água e açúcar.

Faça uma medida de água e açúcar por igual. Esta solução é extremamente eficiente e funciona também para lavagens à mão, pelo que não deve desesperar se não tiver máquina de lavar loiça! A única questão que deve assegurar é enxaguar muito bem a loiça depois de a lavar normalmente e, no final, pode passar um pouco de vinagre branco e água.

O vinagre não só dá brilho, como purifica, desinfeta e remove a gordura!

O artigo continua após o anúncio

2. Sumo de limão

Outra opção super eficiente para recuperar brilho dos copos e muito em conta: sumo de limão! E a sua forma de aplicação é bem simples: comece por colocar a ferver numa panela bem grande uma chávena de vinagre para cada cinco copos de água. Assim que a solução começar a ferver, mergulhe os copos dentro do tacho, mas sem esquecer de desligar o lume.

Deixe os copos nesta mistura de água quente e vinagre durante pelo menos 30 minutos. Terminado este tempo ou após verificar que a água já está totalmente arrefecida, mergulhe os copos numa tigela, desta vez com sumo de limão. Seque-os muito bem com a ajuda de folhas de jornal e comprove por si mesmo os espetaculares resultados que vai obter!

3. Fermento em pó

Não se preocupe, não estamos enganados! O fermento em pó não serve apenas para fazer crescer os bolos, nada disso! Ele também é um excelente remédio caseiro para devolver o brilho aos copos!

Para isso, só tem de polvilhar nos copos uma solução de fermento em pó misturado num pouco de água. Faça uma espécie de pasta com estes dois ingredientes. Esfregue com cuidado esta pasta copo a copo e depois lave-os normalmente como faria, seja à mão ou à máquina.

4. Sal e vinagre

Nenhuma das alternativas anteriores lhe agradou? Damos-lhe mais uma solução bem caseira, natural e económica para recuperar brilho dos copos: sal e vinagre!

Encha os copos que pretende abrilhantar com sal e vinagre em quantidades e proporções iguais. Agite-os muito bem de seguida até verificar que o sal e o vinagre se misturaram completamente. Agora é só deixar a mistura atuar durante cerca de 12 horas. No final desse tempo, lave os copos normalmente. O que vai acontecer é que o sal e o vinagre vão atuar contra o calcário e gordura dos seus copos.

5. Bicarbonato de sódio

Terminamos a lista das soluções naturais e caseiras para recuperar brilho dos copos com um ingrediente que é verdadeiramente o nosso melhor amigo na cozinha: bicarbonato de sódio. Este é daqueles itens que não pode faltar na casa de qualquer pessoa que se considere “fada” do lar! Remédio super eficiente e perfeito para limpezas ecológicas e naturais, ele atua também no capítulo de abrilhantar os copos.

Para o conseguir, dissolva 5 colheres de sopa de bicarbonato em cada 2 litros de água e deixe os copos de molho durante uma noite completa nesta mistura. No dia seguinte, lave-os normalmente, mas idealmente com água fria. Depois é só comprovar os resultados.

O artigo continua após o anúncio

Agora que já conhece todos estes truques para recuperar brilho dos copos de forma natural e económica, do que está à espera para dar uma nova vida aos seus?

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp